Padre de Massamá suspenso por suspeitas de abuso sexual de menores
Padre estava na paróquia há 30 anos. Queixa foi feita à Comissão Diocesana de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa.
O padre da paróquia de Massamá, em Lisboa, está a ser investigado pelo Ministério Público e foi suspenso de funções depois de ter sido alvo de uma queixa por abuso sexual sobre menores, informou esta sexta-feira o Patriarcado de Lisboa. O pároco, que também teve funções de juiz no tribunal patriarcal, trabalhava naquela paróquia há três décadas.
A queixa havia sido enviada à Comissão Diocesana de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, ainda antes de ter sido criada a Comissão Independente que agora investiga os abusos sexuais no seio da Igreja Católica. “Tendo procedido de imediato a uma investigação prévia da acusação, a mesma foi enviada para o Dicastério da Doutrina da Fé e em seguida para o Ministério Público”, pode ler-se em comunicado.
O Patriarcado esclarece, ainda, que “o sacerdote em causa suspendeu o exercício do ministério pastoral na comunidade que lhe estava confiada, aguardando o apuramento da verdade”. “O caso segue os seus trâmites e encontra-se em segredo de justiça no foro canónico, assim como no Ministério Público”, indica a mesma nota.
O Patriarcado diz-se “disponível para acompanhar as vítimas que assim o desejarem” e “renova o seu compromisso em tudo fazer para erradicar esta dramática realidade dos abusos de menores”.
Foto: D.R.
Siga a Impala no Instagram