ONU alerta países sem coronavírus que é «um erro» acreditar que podem estar a salvo

O primeiro caso de Covid-19 foi confirmado esta sexta-feira na África subsaariana, na Nigéria, depois de terem sido identificados outros nos últimos dias no norte do continente, no Egito e na Argélia.

ONU alerta países sem coronavírus que é «um erro» acreditar que podem estar a salvo

O primeiro caso de coronavírus foi esta sexta-feira confirmado na África subsaariana, na Nigéria, depois de terem sido identificados outros nos últimos dias no norte do continente, no Egito e na Argélia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou todos os países que ainda não detetaram casos a prepararem-se para a chegada do novo coronavírus, alertando que seria um “erro fatal” acreditar que podem estar a salvo.

O caso registado na Nigéria é de um italiano que voltou de Milão a 25 de fevereiro e foi hospitalizado no estado de Lagos, após ser testado positivo para o coronavírus, tornando-se o primeiro paciente na África subsaariana, anunciou o Ministério da Saúde deste país africano. “O paciente está numa condição clínica estável e não apresenta sintomas perturbadores”, refere o comunicado do ministério.

LEIA DEPOIS
Incêndio em autocarro corta Estrada de Paço de Arcos

Novos casos no Norte de África, Egito e Argélia

Dois outros casos de contaminação foram identificados nos últimos dias no norte da África, Egito e Argélia. O número muito baixo de pacientes detetados em países africanos, com sistemas de saúde frágeis, tem intrigado os epidemiologistas, enquanto mais de 83.000 casos foram identificados em outras partes do mundo.

António Costa referiu esta quinta-feira, 28 de fevereiro, à margem do programa ‘Governo mais Próximo’,  que até agora não há nenhum caso de coronavírus confirmado em Portugal. Informação também assegurada ao final do dia pela Direção-Geal de Saúde, embora tenha referido que Portugal esteja à espera das análises a 16 casos suspeitos. O primeiro-ministro assegurou ainda que o país tem vindo a adotar «as medias para dar resposta quando se verificar um caso confirmado». «Até lá, temos de nos concentrar em cumprir as instruções da DGS», afirmou António Costa. 

«Creio que todos temos de estar cientes que com o grau de expansão que o vírus tem tido, até agora temos tido a felicidade de nenhum caso positivo se ter verificado, mais tarde ou mais cedo algum caso positivo se vai verificar», concluiu.

Dois portugueses tripulantes de um navio de cruzeiros encontram-se hospitalizados no Japão, um dos quais com confirmação de infeção e o outro por indícios relacionados com o novo coronavírus.

LEIA MAIS
Bruno de Carvalho ouvido hoje no julgamento da invasão à Academia do Sporting
ALERTA | Despiste perto de Portimão faz uma vítima mortal

Impala Instagram


RELACIONADOS