Governo suspende ligações aéreas e fluviais. Controlo nas fronteiras começa às 23h00
Portugal já registou a primeira vítima mortal do surto de Covid-19.
O ministro da Administração Interna anunciou através de conferência de imprensa, na tarde desta segunda-feira, que as ligações aéreas e ferroviárias com Espanha serão suspensas. Relativamente às fronteiras terrestres, Eduardo Cabrita revelou que a travessia apenas será realizada em nove pontos com controlo sanitário.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira
Estas medidas impostas pelo Governo entram em vigor a partir das 23h00 desta segunda-feira. «Será autorizada a circulação de veículos de mercadorias, de cidadãos nacionais, de pessoas que tenham de se deslocar para terem acesso a cuidados de saúde» do outro lado da fronteira e, se for o caso, «a saída de cidadãos estrangeiros».
Quaisquer deslocações «que não sejam de mercadorias nem de trabalho» estarão impedidas, disse o ministro. Para que seja possível garantir o cumprimento das medidas, equipas do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e elementos das restantes forças de segurança estarão nas fronteiras.
Portugal registou a primeira vítima mortal
A ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a primeira morte por Covid-19, em Portugal. Trata-se de um homem, com 80 anos e que tinha outras doenças associadas, ou seja, uma das pessoas que se insere no grupo de risco. Estava internado «há já vários dias» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Siga a Impala no Instagram