Este fim de semana fuja para… Guarda

Fuja das multidões da praia e vá até à Guarda, mais perto do sol, no distrito mais alto do país. Entre um mergulho e um passeio no campo aproveite o seu fim de semana ao máximo!

Tem saudades de respirar o ar puro da montanha? Este fim de semana mude de ares e parta rumo à Beira Alta. Passeie pelas aldeias serranas e dê um mergulho nas melhores praias naturais e fluviais de Portugal. Desafie quem mais gosta ou o seu espírito aventureiro e explore uma das regiões mais belas do nosso país. Não se esqueça, a Natureza é a sua casa, aproveite!

Onde ficar

Pousada da Serra da Estrela –  Localizada na Covilhã, a Pousada da Serra da Estrela é um verdadeiro retiro de luxo com uma das melhores vistas sobre o Parque Natural da Serra da Estrela. Imagina-se a acordar e a tomar o pequeno almoço numa varanda de sonho? Então este é o local perfeito para tornar essa visão realidade! Para além de todas as comodidades típicas de um hotel de cinco estrelas, poderá ainda relaxar  no Spa da Pousada. Por 205 euros por noite, tenha um fim de semana inesquecível na Pousada da Serra da Estrela.

INATEL Linhares da Beira Hotel Rural – Cercado pela Serra da Estrela, este hotel é o sítio ideal para passar um fim de semana longe do stress da cidade e da agitação da vida quotidiana. Aprecie os sons da natureza na maravilhosa esplanada do hotel e tenha todo o conforto de umas mini férias por 80 euros a noite. Situado a 16 km do centro da cidade da Guarda, na vila histórica de Linhares, perca-se por entre as casas medievais e as ruas estreitas emolduradas pelas paisagens beirãs e prepare-se para ser transportado para outros tempos. Esqueça as suas responsabilidades com um mergulhinho na piscina do hotel.

Natura  Glamping – Tem saudades de acampar, mas já não paciência para toda a preparação e desconforto dos parques de campismo? O Natura Glamping é a solução perfeita, especialmente se for em família. A ideia é ter a experiência de acampar com todo o luxo e glamour possível, sem precisar de se preocupar com nada. As tendas chama-se Domos Geodésicos, custam 150 euros por noite e têm capacidade máxima para quatro pessoas e uma criança até aos seis anos, o que se traduz em cerca de 37 euros por pessoa. Tenha uma experiência completamente diferente no meio da serra, a cerca de 45 minutos de carro da capital de distrito.

 

Sunset fabuloso….

A post shared by Natura Glamping (@natura_glamping) on

Onde comer

Restaurante Madre de Água – Dirigido pelo Chef António Batista, o restaurante do Hotel Madre de Água é uma das maiores referências gastronómicas da cozinha tradicional portuguesa. Assente nos sabores da região, o restaurante encontra-se em Gouveia e é uma passagem obrigatória para os verdadeiros gourmets. Não deixe de experimentar a aclamada francesinha da Serra da Estrela. Uma refeição fica entre 25 e 50 euros.

Restaurante DonGarfo – Localizado no centro da Guarda, o DonGarfo é um dos restaurantes mais conhecidos da cidade. Baseada nas especialidades tradicionais da zona,  a cozinha do DonGarfo está divida entre pratos típicos chamados Sabor e Tradição e entre pratos inovadores chamados Sabor e Arte. Entre 12 a 25 euros experimente vieiras tostadas com cogumelos selvagens ou atreva-se a provar os partos originais.

Restaurante Solar da Beira – Localizado no coração do centro da cidade da Guarda, este restaurante é um verdadeiro cantinho típico da cozinha tradicional da zona. Coma como um verdadeiro local e delicie-se com a comida caseira do Solar da Beira. Entre 7 a 10 euros faça uma refeição fora sem gastar muito dinheiro, num ambiente simpático e tradicional.

O que visitar

Quando for visitar o centro da cidade da Guarda, um dos locais que não pode deixar de visitar é a imponente Sé-Catedral da Guarda. Construída no final do século XIV, já no reinado de D. João I, este local de culto religioso é considerado um dos monumentos portugueses mais representativos dos últimos tempos do período gótico, com evidências de influência manuelina.

A melhor forma para se conhecer um local é sempre através de uma boa caminhada a pé. Aproveite para conhecer as ruas típicas e passe pelo Castelo da Guarda. Situado no coração da Guarda, a 1056 metros acima do nível do mar, este castelo já sofreu muitas modificações com o tempo e apesar de já não ser o esplendor que era, vale a pena conhecer este ponto de referência da região. De caminho visite também o Museu da GuardaInstalado no antigo Seminário Episcopal construído em 1601 por D. Nuno de Noronha, o museu tem várias coleções, nomeadamente, de arqueologia, numismática, escultura sacra dos séculos XIII a XVIII, pintura sacra dos séculos XVI a XVIII, pintura e desenho de finais do século XIX e 1ª metade do século XX e armaria dos séculos XVII a XX.

Para conhecer o que de melhor se faz nesta região, não pode perder o Museu do Pão. Situado na Quinta Fonte do Marrão, perto de Seia, neste museu poderá conhecer como se faz um dos melhores pães portugueses e a evolução do fabrico na história do nosso país. Contudo, para muitos, a melhor parte da visita é mesmo no fim, onde se saboreia um pãozinho acabado de fazer. Outro museu que tem de visitar, ainda em Seia, é o Museu do BrinquedoCom um espólio de mais de 8000 brinquedos portugueses e internacionais, apesar de ser pensado especialmente para crianças, vai adorar relembrar certos objectos da sua infância.

Mas como este fim de semana as temperaturas vão subir o melhor vai ser mesmo estar ao ar livre. Para além de ser obrigatório explorar os vários trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela, a zona mais alta de Portugal Continental também tem das melhores praias naturais e fluviais do nosso país. A Praia Fluvial de Loriga é um dos locais mais paradisíacos nesta zona. Localizado dentro do Parque Natural, na vila de Loriga, esta praia tem uma das águas mais puras e cristalinas de Portugal. Entre, a Covilhã, Manteigas e a Guarda, a Praia Fluvial de Valhelhas também é um excelente sítio para relaxar, comer um gelado e passar um bom dia entre mergulhos e banhos de sol. Por último, não deixe também de conhecer a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa a cerca de 20 minutos de carro da cidade de Guarda.

 

Naturalmente natural

A post shared by Filipa (@filipaalmeida_) on

 

 

 

 

 

 

 

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS