Wall Street fecha sem rumo mas com novo recorde do Nasdaq
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem rumo definido, mas com o setor da tecnologia a levar o seu índice, o Nasdaq, para níveis nunca atingidos, enquanto os investidoras aguardam pela informação sobre o comportamento dos preços.
Os resultados definitivos da sessão indicam que o Nasdaq valorizou 0,59%, o que lhe permitiu superar pela primeira vez o limiar dos 17 mil pontos, o que também significou bater o recorde que tinha estabelecido na sexta-feira.
Já o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,55%, enquanto o alargado S&P50 resistiu um terreno positivo, com um avanço anémico de 0,02%.
Índices bolsistas dispersos “é o tipo de mercado que nos arriscamos a ver esta semana, até à publicação, na sexta-feira, do índice de inflação PCI, que vai ser o grande indicador da semana”, indicou Peter Cardillo, da Spartan Capital.
O índice PCE refere-se ao preço dos bens adquiridos pelos consumidores nos EUA e é o preferido pelo banco central [Reserva Federal (Fed)] para analisar o comportamento dos preços nos EUA.
Os analistas entendem que vai dar o tom para a próxima reunião de política monetária da Fed, em 12 de junho.
As previsões são as de que o PCE, em abril, permaneça nos 2,7% anuais e 0,3% mensais.
Enquanto esperam, os investidores reagiram com contenção à melhoria inesperada da confiança dos consumidores em abril.
O índice que mede esta variável estabeleceu-se em 201 pontos em maio, segundo o inquérito mensal do Conference Board, depois de 97,5 em abril e quando os analistas esperavam uma queda, para os 96.
Isto pode indiciar uma atividade económica sustentada, pouco propícia, assim, a uma redução da inflação, ou pode prolongar no tempo a atual política monetária de taxas elevadas.
O Nasdaq voltou a dever a sua valoração coletiva ao setor dos semicondutores, em particular à Nvidia, que fechou em alta de 6,98%.
Esta especialista em chips para a inteligência artificial (IA) beneficiou em concreto do entusiasmo suscitado pelo anúncio de que a ‘start-up’ de Elon Musk, especializada em IA, ter conseguido seis mil milhões de dólares de novos financiamentos para o seu desenvolvimento neste setor em efervescência.
RN // CC
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram