UTAO estima défice de 0,3% do PIB até setembro mas alerta para “pressões” no 4.º trimestre

A UTAO estimou que o défice, em contas nacionais, tenha sido de 0,3% até setembro, alertando para “pressões” no 4.º trimestre que devem colocar este valor próximo da meta do Governo.

UTAO estima défice de 0,3% do PIB até setembro mas alerta para

A UTAO estimou hoje que o défice orçamental, em contas nacionais, tenha sido de 0,3% do PIB até setembro, alertando para que há “pressões” no quarto trimestre que deverão colocar este valor mais próximo da meta do Governo.

Na sua análise sobre a execução orçamental em contas públicas até outubro, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) apresenta a estimativa para o valor do défice nos primeiros nove meses do ano, em contas nacionais, a ótica que conta para Bruxelas.

“A estimativa para o défice acumulado até ao terceiro trimestre de 2017 em contabilidade nacional, realizada pela UTAO, aponta para um valor central de 0,3% do PIB [Produto Interno Bruto], o que representa uma melhoria face ao registado no primeiro semestre do ano e face ao período homólogo”, lê-se na nota hoje divulgada.

Os técnicos que apoiam o parlamento salvaguardam que esta projeção “não inclui o impacto que a operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), realizada no primeiro trimestre, possa vir a ter no défice apurado em contas nacionais”.

Esta operação ascendeu a 3,9 mil milhões de euros, o equivalente a cerca de 2,1% do PIB anual previsto no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) e está ainda a ser analisada pelo Eurostat.

A UTAO concluí assim que o défice registado até setembro “deverá ter-se situado abaixo do objetivo oficial para o défice de 2017, fixado em 1,6% do PIB”, mas alerta para que são esperadas para o quarto trimestre “pressões que deverão contribuir para aumentar do défice orçamental para um valor mais próximo do objetivo”.

Outros artigos em destaque

seguranças privados
#1 Grande Reportagem | Seguranças privados: Das balas ao coração (vídeo)
Carrilho exalta-se em tribunal: «Quem bate é a mãe!»
Cristina Avides Moreira: rosto da dor no adeus a Zé Pedro
Líder dos Super Dragões partilha foto de árbitro espancado
Líder dos Super Dragões partilha foto de árbitro espancado
As 9 profissões em que os homens mais traem
Marco Costa deixa Carlos Sousa cortar-lhe o cabelo

Impala Instagram


RELACIONADOS