Preço médio semanal da ERSE aumenta 2% para a gasolina e 1% para o gasóleo

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou 2% para a gasolina e 1% para o gasóleo, segundo um relatório hoje divulgado.

Preço médio semanal da ERSE aumenta 2% para a gasolina e 1% para o gasóleo

Segundo o regulador, para a semana entre 25 e 31 de março, o preço eficiente antes de impostos é de 0,884 euro/litro para a gasolina 95 simples e de 0,919 euros/litro para o gasóleo simples.

Já após impostos, “o preço eficiente fica nos 1,799 euros/litro, para a gasolina 95 simples, e nos 1,676 euros/litro para o gasóleo simples”, disse a ERSE.

Assim, “o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de +2,0%, para a gasolina e de +1,0% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +4,7% e do gasóleo simples em +2,1%”, revelou.

Em relação à semana anterior, disse a ERSE, “verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 2,6 cêntimos/litro acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,6 cêntimos/litro, acima no caso do gasóleo simples”, sendo que “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,4% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,5% acima deste preço”.

Já no que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), “a gasolina 95 simples e o gasóleo simples apresentaram um desvio face ao preço eficiente de -1,1% e de -2,8%, respetivamente”.

Em termos absolutos, “estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -2,0 cêntimos/litro abaixo, e para o gasóleo simples, em -4,6 cêntimos/litro abaixo, dos respetivos” preços.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

 

ALN // MSF

By Impala News / Lusa

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