Portugal é o 10.º país da UE com menor produtividade por hora de trabalho

Portugal é o décimo país da União Europeia com menor produtividade por hora de trabalho, de acordo com os dados revelados pela Pordata, numa análise ao tecido empresarial.

Portugal é o 10.º país da UE com menor produtividade por hora de trabalho

Portugal é o décimo país da União Europeia com menor produtividade por hora de trabalho, de acordo com os dados revelados pela Pordata, numa análise ao tecido empresarial. “Em termos de produtividade por hora de trabalho, face à média da UE27, somos um dos países com menor produtividade (65% da média)”, revelavam dados trabalhados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, já em 27 de Junho de 2020, com base nos dados mais recentes, de 2018.

A diferença não está nos trabalhadores, está na organização do trabalho em Portugal

Para Almeida Conde, fundador e partner da ACC Systems, a diferença não está nos trabalhadores portugueses, mas, antes, na cultura empresarial nacional. O mesmo português passa a produzir muito mais quando emigra, desempenhando a mesma função nas mesmas horas de trabalho. A diferença está, para Almeida Conde, na falta, no nosso país, de “planeamento, organização, controlo, motivação e incentivo”.

Luxemburgo no topo e Bulgária no fundo

A criação média de riqueza por hora de trabalho na União Europeia é de 41,1 euros, quase o dobro da de Portugal, 23 euros. Na avaliação, é no Luxemburgo onde a produtividade por hora trabalhada é mais elevada, 90,7 euros. Segue-sem Irlanda (88,3) e Dinamarca (74,9). Com 23,0, Portugal só cria mais valor do que Bulgária (10,4), Roménia (14,4), Polónia (16,2), Croácia (17,4), Hungria (17,6),  Letónia (18,2), Lituânia (18,5), Grécia (21,4) e Eslováquia (22,7).

LEIA MAIS
Todas as notícia de Economia aqui

Impala Instagram


RELACIONADOS