Mozal dá um milhão de euros para construir pontes na cidade moçambicana da Matola

A empresa Mozal, empresa de fundição de alumínio instalada em Moçambique, disponibilizou um milhão de euros para a construção de duas pontes pedonais na cidade de Matola, face às inundações na província de Maputo, foi hoje anunciado.

Mozal dá um milhão de euros para construir pontes na cidade moçambicana da Matola

“Avaliadas em 71,6 milhões de meticais [um milhão de euros], valor integralmente financiado pela Mozal, as obras irão beneficiar cerca de 71 mil pessoas residentes nos bairros Jonasse e Juba, no Município da Vila da Matola-Rio”, disse o presidente executivo da Mozal, Samuel Godo.

Segundo o representante da empresa, de origem sul-africana, a doação surge em resposta às inundações que atingiram o município, no sul do país, junto a Maputo, no ano passado, os quais causaram “sérias” dificuldades de mobilidade na região, comprometendo o acesso a serviços essenciais e limitando a circulação de bens e serviços, o que “impactou” a dinamização da economia local.

“Sensibilizada por esta situação, a Mozal uniu esforços com o município (…) para buscar uma solução sustentável”, acrescentou Samuel Godo.

Para o presidente do Conselho Municipal de Matola-Rio, Abdul Issufo, além da melhoria na qualidade de vida dos munícipes, as infraestruturas vão impulsionar o desenvolvimento daquela urbe.

Inaugurada em 2000, a Mozal é detida em 41,7% pela South32, cabendo as partes restantes à Mitsubishi (25%), IDC (24%) e Governo moçambicano (3,9%), naquele que é considerado o primeiro grande investimento privado no país após a independência (1975).

 

LYCE // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS