Malaui com meio milhão de crianças menores de cinco anos em risco de desnutrição

Pelo menos 573.000 crianças menores de cinco anos estão em risco de desnutrição no Malaui, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em comunicado.

Malaui com meio milhão de crianças menores de cinco anos em risco de desnutrição

O Malaui ainda enfrenta os efeitos da devastação causada pelo ciclone tropical Freddy, em março passado, com 659.000 pessoas atualmente deslocadas internamente, incluindo muitas crianças.

Além disso, o atual surto de cólera no país africano já causou 1.759 mortos.

“As crianças do Malaui estão na ponta da crise global. A insegurança alimentar, exacerbada por uma crise climática crescente, por surtos de doenças e pela recessão económica mundial, ameaça causar estragos e perturbar a vida de milhões de crianças”, afirmou o representante da UNICEF no país, Gianfranco Rotigliano.

“A perspetiva de ter mais de meio milhão de crianças a sofrer de subnutrição é inaceitável. Sem uma resposta imediata, o impacto sobre estas crianças vulneráveis será mortal”, afirmou Rotigliano.

Para responder às necessidades urgentes de 6,5 milhões de pessoas, incluindo 3.3 milhões de crianças, a UNICEF aumentou o seu apelo à ajuda internacional para o Malawi de 52,4 milhões de dólares (cerca de 48,4 milhões de euros) para 87,7 milhões de dólares (cerca de 81 milhões de euros).

“Mas, para além da resposta imediata, é crucial que invistamos em soluções a longo prazo para fortalecer os sistemas e criar resiliência nas comunidades”, acrescentou Rotigliano.

SMM // PJA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS