Israel anuncia uma das maiores apropriações de terras na Cisjordânia desde os anos 90

O ministro das Finanças israelita, o ultranacionalista Bezalel Smotrich, confirmou hoje que está em curso a apropriação de 2.260 hectares de terra na Cisjordânia, numa das maiores operações deste tipo desde a década de 1990.

Israel anuncia uma das maiores apropriações de terras na Cisjordânia desde os anos 90

“Mais de 23.000 dunams (2.266 hectares) de terras em benefício dos colonatos. Somos nós que determinamos a realidade no terreno e que desmantelamos o estabelecimento de um Estado Palestino”, afirmou o ministro, citado pelo Canal 14.

A operação de apropriação de terras, que é uma ação declarada ilegal pelas Nações Unidas, afeta em particular o maior colonato da Cisjordânia, Maale Adumim, a leste de Jerusalém, que será alargado 260 hectares para sul para se ligar ao colonato de Kedar, segundo o mesmo canal de televisão.

Os colonatos de Migdal Oz e Susya, no sul da Cisjordânia, e o colonato de Jaffit, no vale do Jordão, também serão alargados.

Trata-se de uma das maiores operações deste tipo desde os Acordos de Oslo em 1993.

Em 13 de setembro de 1993, Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) assinaram os Acordos de Oslo, em Washington, os quais levaram à criação da Autoridade Nacional Palestiniana com o intuito de ser o primeiro passo para um Estado palestiniano independente.

PL//SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS