Fed inicia hoje reunião para decidir sobre taxas de juro

A Reserva Federal (Fed) norte-americana inicia hoje uma reunião de dois dias para decidir se mantém as taxas de juro, no meio de dúvidas sobre quando vai começar a baixá-las.

Fed inicia hoje reunião para decidir sobre taxas de juro

“O debate sobre a redução das taxas vai dominar a ordem do dia”, afirmou o economista Gregory Daco, da EY Parthenon, citado pela AFP.

Os responsáveis do banco central norte-americano assinalaram em meados de dezembro, quando teve lugar a última reunião de política monetária, que antecipam três ou quatro descidas ao longo deste ano, mas sem precisar quando seria iniciado esse movimento.

Na sexta-feira, o índice de evolução de preços favorito da Fed, o PCE, mostrou que a inflação subjacente (que exclui os preços da alimentação e da energia) ficou em dezembro no nível mais baixo em quase três anos, 2,9%.

Os números da inflação “mantêm a esperança do mercado” de ver um primeiro corte nas taxas em março, ou seja, na próxima reunião, “mas ainda penso que é um pouco prematuro”, disse Jay Bryson, economista-chefe do banco Wells Fargo.

“A trajetória da inflação vai traduzir-se por um primeiro corte das taxas em maio”, segundo Gregory Daco.

As taxas estão desde julho entre 5,25 e 5,50%, o nível mais alto desde 2001, após sucessivas subidas para travar a inflação.

Para Rubeela Farooqi, economista-chefe do HFE, “o momento exato [para a iniciar a descida dos juros] depende dos dados que serão publicados em relação ao mercado de trabalho, à inflação e ao crescimento”.

A analista disse que antecipa uma descida “até meio do ano”, mas não afasta que o início desse movimento possa começar mais cedo.

As decisões serão anunciadas na quarta-feira e explicadas em conferência de imprensa pelo presidente da Fed, Jerome Powell.

EO // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS