Excedente do comércio agroalimentar da UE abranda em janeiro para os 3 mil ME
O excedente do comércio agroalimentar da União Europeia (UE) teve em janeiro um recuo homólogo em janeiro, para os três mil milhões de euros, que a Comissão Europeia explica com a subida dos custos de importação.

De acordo com o mais recente relatório, hoje publicado pelo executivo comunitário, o comércio agroalimentar da UE aumentou em janeiro de 2025, com as exportações a atingirem 19 mil milhões de euros (ME) — uma subida homóloga de 4% – e as importações a aumentarem para 16 mil ME (mais 19%), com o excedente a abrandar para três mil ME.
No que respeita às exportações de bens agroalimentares, o Reino Unido manteve-se como o primeiro destino das exportações da UE, com um aumento de 137 milhões de euros (3%) em janeiro de 2025, em comparação com o mesmo mês de 2024.
Os EUA continuaram a ser o segundo destino das exportações da UE em janeiro de 2025, com um aumento de 234 milhões de euros (10%) em comparação com janeiro de 2024.
No que respeita às importações, o valor atingiu 16 mil ME em janeiro de 2025, mais 19% do que em janeiro de 2024.
A Comissão Europeia explica esta subida com preços elevados de uma série de importações da UE, em especial dos produtos do cacau e do café.
IG // CSJ
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram