Quais são as economias mais competitivas do mundo?
Portugal surge como a 36ª economia mais competitiva do mundo, atrás, no entanto, de países como a Estónia ou a Lituânia. O nosso país sobe ligeiramente, apesar de a eficiência governamental ter vindo a descer.
Portugal é o 36.º país do Ranking Mundial de Competitividade deste ano, publicado pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão (IMD), avalia a economia de 67 países com base em mais de 250 indicadores em quatro grandes categorias: desempenho económico, eficiência governamental, eficiência empresarial e infra-estruturas.
Os indicadores são uma mistura de dados estatísticos concretos, que respondem por dois terços da classificação final, e das perceções de mais de 6 mil executivos, que respondem pelo terço restante dos resultados.
Como mostra o gráfico abaixo, a classificação abrange grandes partes da Europa, bem como da América do Norte, deixando alguns pontos cegos na América Latina, na Ásia e, mais acentuadamente, em África, com apenas quatro economias africanas avaliadas este ano.
Tal como nos anos anteriores, a Europa domina a classificação da competitividade, com seis economias europeias no top 10, incluindo três no top 5. A Ásia também tem igualmente três economias entre as 10 primeiras, mas as suas maiores estão surpreendentemente ausentes – China, Índia, Japão e Coreia do Sul.
Em vez disso, Singapura, Taiwan e Hong Kong são as que alcançam as pontuações mais elevadas na região, com o primeiro dos três a liderar a classificação deste ano. Portugal surge como a 36ª economia mais competitiva do mundo, atrás, no entanto, de países como a Estónia ou a Lituânia. A performance portuguesa sobe nos últimos três anos, apesar de a eficiência governamental ter tido quedas consecutivas durante a maioria do Partido Socialista, com ligeira inversão neste ano, com o Governo minoritário da Aliança Democrática liderado por Luís Montenegro.
Statista
Siga a Impala no Instagram