Bolsa de Tóquio em alta pelo quarto dia após ganhos das tecnológicas nos EUA

As acções japonesas abriram a subir, pelo quarto dia consecutivo, impulsionadas pelos ganhos das empresas tecnológicas nos Estados Unidos, que deverão liderar investimentos em larga escala em Inteligência Artificial no Japão

Bolsa de Tóquio em alta pelo quarto dia após ganhos das tecnológicas nos EUA

O índice Topix subia 0,29% para 2.745,10 às 10:59, horário de Tóquio (01:59 em Lisboa) e o Nikkei avançava 0,40% para 39.805,42 pontos à mesma hora.

A Hitachi Ltd. foi a empresa que mais contribuiu para a abertura em alta do índice Topix, a ganhar 2,6%. Das 2.119 ações do índice, 706 subiram e 1.187 caíram na abertura da negociação, enquanto 226 ficaram inalteradas.

De registar também as compras de títulos de empresas relacionadas com as exportações, como máquinas elétricas e metais não ferrosos. As ações nos setores da informação e telecomunicações também estiveram firmes.

As ações do SoftBank Group mantiveram ganhos elevados pelo segundo dia consecutivo, abrindo a ganhar 5,5%.

O enorme plano de investimentos em Inteligência Artificial pelos Estados Unidos “tem potencial para ser duradouro, visto que os EUA têm as capacidades tecnológicas básicas, e parece que as empresas japonesas também beneficiarão com isso”, afirmou Takashi Ito, analista da Nomura Securities, em declarações à Bloomberg.

As ações dos bancos abriram com desempenhos fracos, à espera que o Banco do Japão anuncie uma subida das taxas esta sexta-feira.

As ações no setor dos equipamentos de transporte e de aço também estiveram sob pressão.

O iene estava a ser negociado a 156,34 contra o dólar, depois de se fortalecer até 154,78 na terça-feira.

APL // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS