Daniel Raimundo: «Deram-me dois meses, mas eu vou lutar»

Daniel Raimundo, o emigrante que pediu ajuda na Bélgica para «morrer em Portugal», fala agora sobre como tudo aconteceu.

Daniel Raimundo, o emigrante que pediu ajuda para «poder morrer em Portugal», depois de lhe ser diagnosticado um cancro terminal, na Bélgica, está a momentos de chegar a solo lusitano, como previsto.

Uma equipa de bombeiros do Barreiro partiu, esta sexta-feira à noite, rumo à Bélgica para trazer Daniel Raimundo de volta a Portugal. O anúncio foi feito pela plataforma queroemigrar.com, que está a ajudar Daniel.

Numa entrevista ao Bom Dia, Europa, Daniel João Mateus Raimundo, também conhecido como Danny Brinkes, falou emocionado de como descobriu que tinha um cancro galopante e como lidou com o facto de ter descoberto ter apenas alguns meses de vida.

O emigrante português começou por referir que ficou surpreendido pela «união incrível» que sentiu de todos os portugueses, sobretudo os que se encontram na terra natal. Daniel Raimundo confessa que nunca esperou que uma «simples publicação no Facebook» tivesse tal repercussão. Em apenas três dias, Danny recebeu cerca de 4.500 euros.

Apesar da grande ajuda e da força que tantas pessoas já lhe deram, o valor dos donativos ainda é reduzido, visto que «as despesas vão ser muitas», de acordo com o emigrante.

Daniel Raimundo: de novas oportunidades a uma sentença de morte

Daniel Raimundo emigrou para a Bélgica, em Grad,  à procura de novas oportunidades, em suma, de uma vida melhor. Apesar de a mulher Sónia ter ficado em Portugal, Danny teve o apoio da tia-madrinha e de uma das suas irmãs, que se encontravam lá a viver. Segundo o emigrante, nos primeiros meses sentiu-se «fraco», mas não deu importância e continuou a trabalhar. Mas ao fim de seis meses, Danny perdeu peso significativamente e a seguir à passagem de ano já não conseguiu ter forças para desempenhar qualquer tipo de trabalho.

Daniel conta que foi nesse momento que percebeu que era impossível fugir mais aos sintomas e quando foi visto por uma médica do hospital Sint Lucas, em Grand, bastou umas apalpações no abdómen e uma ecografia para ficar imediatamente internado na unidade hospitalar.

Durante toda a entrevista prestada à publicação referida, Danny insistiu várias vezes, em agradecer a todos que o ajudaram a conseguir regressar a Portugal.

«Muito obrigado pela vossa vontade de ajudar. Deram-me dois meses mas eu vou lutar», revela Daniel.

Leia a entrevista na íntegra AQUI.

Daniel é primo de Ricardo Landum, compositor dos êxitos de Tony Carreira, que depois do Portal Impala ter noticiado a história de Daniel Raimundo, referiu que está a ajudar o primo a regressar a Portugal. «Quanto mais mexemos nas coisas, mais as ajudas virão, se Deus quiser», referiu o compositor.

O caso de Daniel está a comover o País. O homem de 42 anos precisava de 10 mil euros para cumprir o seu desejo de viver os seus últimos dias em Portugal, junto da família e amigos. Ao momento, Daniel já recebeu mais de 54 mil euros em donativos.

Em forma de agradecimento à equipa de Bombeiros que lhe prestará auxílio no transporte para Portugal,  Daniel partilhou uma fotografia da corporação dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro) na página pessoal do Facebook.

Os donativos ainda estão abertos. Para ajudar:

IBAN: PT50019300001050143491359

BIC/SWIFT: CTTVPTPL

Banco dos CTT Daniel João Mateus Raimundo

Conta da Belgica Banco KBC Iban BE 11736042814248

Daniel Joào Mateus Raimundo | Jean Jaureslan 106 Gentbrugge

Impala Instagram


RELACIONADOS