Como preparar uma aventura de campismo

Além de propiciar um tempo relaxante em meio a paisagens naturais, o campismo traz diversas oportunidades de aventura consigo.

Como preparar uma aventura de campismo

Com a importância de passar tempo na natureza a crescer cada vez mais nos tempos atuais, o campismo é uma ótima ideia para uma viagem de fim de semana ou de férias em família e com amigos. Além de propiciar um tempo relaxante em meio a paisagens naturais, o campismo também traz diversas oportunidades de aventura consigo.

Neste artigo, resumimos os pontos mais importantes a considerar para ter uma experiência agradável do início ao fim.

Planeamento

O planeamento é chave para qualquer aventura, especialmente quando decide acampar. Isso porque, apesar de ser uma atividade simples, o campismo, assim como qualquer outro tipo de viagem, requer alguns preparativos.

Opções de campismo

A forma mais comum de acampar é escolher os clubes de campismo. Estes oferecem várias opções, que vão desde receber caravanas até alugar bungalows, glampings e tendas. Em Portugal, existem diversas opções de clubes de campismo, sendo possível encontrar várias informações online quanto a localização, oferta, valores e contatos de cada clube.

Quanto ao campismo selvagem, é importante considerar a legislação vigente. O Código da Estrada de Portugal voltou a permitir o campismo fora dos locais destinados à prática, porém apenas quando se obtém uma licença especial junto à câmara municipal. Acampanar em áreas de reserva continua proibido. Se decidir fazer campismo selvagem, além de buscar pelas autorizações específicas, escolhe um lugar que seja seguro e preze pela proteção do ecossistema sempre.

Clima

Outro passo fundamental do planeamento é preparar a aventura consoante o clima previsto para os dias em que vai acampar. Considere calçado e roupa apropriados e equipamentos necessários às temperaturas previstas, lembrando sempre que em Portugal as temperaturas descem significativamente à noite.

Localização

Conheça bem o caminho a viajar até ao destino, assim como atividades e locais que poderá visitar durante o acampamento. Os clubes de campismo oferecem diversas atividades em que poderá experimentar emoções novas e adquirir novas habilidades.

Equipamento

Levar consigo equipamentos nas viagens de campismo é algo primordial para que tudo corra bem durante a aventura, evitando possíveis dores de cabeça.

Equipamento essencial

O equipamento essencial é todo o equipamento que irá garantidamente precisar para dormir, acampar e cozinhar. Recomendamos que teste sempre todo o material para garantir que tudo funciona corretamente. Considere tudo o que precisa para dormir confortavelmente, desde ao colchão insuflável até ao saco-cama e almofadas. Para alguns, poderá ser útil adormecer com máscara para bloquear a luz.

Quanto à alimentação, este é dos pontos mais importantes e que deverá ter em maior atenção. Qualquer que seja a escolha de alimentos, garanta que tem água e alimentos mais que suficientes para o previsto. Para manter a saúde e a energia, sugerimos que leve consigo alimentos nutritivos e de fácil preparo. Outro aspeto muito importante é garantir que tem o material de cozinha necessário para todas as refeições. Faça uma lista com tudo o que precisa, incluindo panelas, espátulas, assador, garfos, pratos e utensílios.

Os produtos de higiene pessoal também são essenciais para a viagem. Por este motivo, considere trazer o que diariamente utiliza em casa, de forma a ter tudo à sua disposição. Alguns itens importantes são toalhas, sabonete, champô, escova dentária e pasta dental.

Para manter o seu espaço interior e exterior limpo, equipamentos de limpeza como sacos do lixo, toalhas de papel e uma esponja para os utensílios de cozinha também devem ser levados em conta.

Equipamento de segurança

Para preparar a sua aventura, o equipamento de primeiros socorros deverá estar sempre consigo, especialmente se optar por fazer campismo selvagem.

Para além do equipamento de primeiros socorros, tenha consigo outros objetos importantes, como lanternas para utilizar à noite, um canivete suíço pela versatilidade das ferramentas e uma super cola para reparar qualquer utensílio ou instrumento importante.

Equipamento recreativo

A diversão faz parte de todas as aventuras e, por este motivo, não esqueça de levar consigo uma lista com várias atividades para fazer em família ou com amigos. Considere também ficar num local que permita desfrutar o quanto for possível.

 

Entre as várias atividades ao ar livre que poderá encontrar na sua próxima aventura estão:

Caminhada

Pesca

Ciclismo

Observação de pássaros

Canoagem, caiaque e passeios de barco

Escalada

Com estas recomendações do seu lado, prepare-se com antecedência e tenha tudo a seu favor para viver uma ótima aventura. Relembre que as partes mais memoráveis ​​de qualquer viagem são as experiências e as surpresas positivas que encontra ao longo do caminho.

Impala Instagram


RELACIONADOS