Baterias de trotineta, bicicleta e scooter são risco sério de incêndio
As baterias de trotineta, bicicleta ou scooter constituem sério risco de incêndio. Em Nova Iorque, no fim de semana, mais um grave incêndio deflagrou após a explosão de uma bateria de trotineta.
Depois de uma bateria de trotineta ter provocado mais um grande incêndio na cidade de Nova Iorque neste fim de semana, o deputado Ritchie Torres veio de imediato propor nova legislação, num esforço para evitar incêndios provocados por baterias de íon-lítio. O incêndio de domingo, iniciado por uma bateria de uma scooter que irrompeu em chamas, como pode ver no vídeo abaixo divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Nova Iorque (FDNY), é o mais recente de uma série de incêndios relacionados com baterias de íon-lítio.
Para ler depois
A longa e lenta morte do gigante banco Credit Suisse
Com a capitalização de mercado a cair de 45 mil milhões em 2017 para 12 mil milhões no final do ano passado, há muito que o Credit Suisse está em trajetória descendente (… continue a ler aqui)
No fim do artigo saiba como evitar acidentes com baterias de bicicletas
“Em todos estes incêndios de baterias de íons de lítio, nunca se regista uma queima lenta. Não há pequena quantidade de fogo. Regista-se literalmente uma explosão incontrolável”, disse a comissária do FDNY, Laura Kavanagh, no domingo. “Há um tremendo volume de fogo assim que a explosão acontece, muito difícil de extinguir. Por isso, é um fogo particularmente perigoso.” Até ao final de fevereiro, as baterias de íon-lítio já tinham causado 30 incêndios na cidade de Nova Iorque só neste ano, matando duas pessoas e ferindo 40. Segundo o corpo de bombeiros, isto é mais do que o total de incêndios relacionados com baterias e quase o dobro dos registados em 2019. Em 2022, o FDNY atribuiu 216 incêndios provocados por baterias defeituosas, resultando em pedidos de melhor regulamentação e padrões de segurança.
A “Lei de Definição de Padrões de Consumo para Baterias de Íon-Lítio” introduzida pelo republicano Torres exigiria, em que a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo estabelecesse um padrão final de segurança de produtos de consumo para baterias de íon-lítio recarregáveis usadas em dispositivos de mobilidade pessoal, como trotinetas e bicicletas elétricas, serve para proteger contra o risco de incêndios.
“Fomos alertados, mais uma vez, no fim de semana passado da crescente ameaça que as baterias de íon-lítio representam para a segurança dos cidadãos”, considerou o deputado Torres. “Este problema não é exclusivo de Nova Iorque. Devemos trabalhar para criar e implementar padrões de segurança para baterias de íon-lítio, para proteger pessoas e lugares contra riscos irracionais, ferimentos ou danos graves ou morte.”
Statista
Como evitar acidentes com baterias de bicicletas elétricas e trotinetas
Ao comprar baterias de bicicletas elétricas, scooters ou trotinetas, certifique-se de que o equipamento possui selo de garantia de que o produto foi testado quanto à segurança.
1. Siga as instruções do fabricante para carregar e armazenar;
2. Não carregue um dispositivo perto de almofadas, na cama ou no sofá;
3. Use sempre o cabo do fabricante e o adaptador de energia feito especificamente para o dispositivo;
4. Mantenha as baterias à temperatura ambiente.
5. Não a coloque sob luz solar direta;
6. Armazene-as longe de qualquer coisa inflamável.
Se uma bateria aquecer demasiado ou se notar algum odor estranho, alteração na forma ou na cor, interrompa o uso imediatamente. Se for seguro fazê-lo, afaste o dispositivo de qualquer coisa que possa pegar fogo e ligue para o 112.
Como descartar baterias de forma segura
Colocar baterias de íons de lítio no lixo ou reciclá-las em casa é ilegal. Deve sempre reciclar as baterias, levando-as a um local de reciclagem de baterias. Embale-as sempre individualmente antes de descartá-las.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram