Banco de Portugal facilita recurso das famílias ao crédito. Deco considera medida preocupante
«O Banco de Portugal estar a facilitar o recurso ao crédito não nos parece ser a medida mais indicada.»
A Deco considera preocupante o facto de o Banco de Portugal estar a facilitar o recurso das famílias ao crédito, refere o Dinheiro Vivo. O BdP anunciou, a 25 de março, um ajusto às regras de crédito pessoal para ajudar famílias afetadas pela pandemia de Covid-19.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sexta-feira
«O Banco de Portugal estar a facilitar o recurso ao crédito não nos parece ser a medida mais indicada»
Numa dessas medidas, o regulador da banca decidiu que os créditos, com prazo até dois anos, que visem auxiliar as famílias serã dispensados de seguir a regra de «pagamento regular de capital e juros». Assim, estes créditos também deixam de ter de cumprir um limite de taxa de esforço, diz a mesma publicação.
«O Banco de Portugal estar a facilitar o recurso ao crédito não nos parece ser a medida mais indicada. É até contraditório com o que o regulador anunciou em janeiro, sobre novas medidas para travar o aumento do crédito»,afirmou Nuno Rico, economista da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, em declarações ao Dinheiro Vivo.
«O recurso e não o ao crédito deve ser visto como um último recurso primeiro. Se as famílias já estiverem em dificuldades em pagar as contas levá-las a contraírem crédito é um incentivo enorme ao risco de incumprimento futuro», sustentou. Para Nuno Rico, «faria mais sentido uma instrução sobre a renegociação de crédito», disse.
LEIA MAIS
Graça Freitas: «A média entre sintomas e a data de óbito é de oito dias»
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram