Sistemas como GPT-4 podem ser mais persuasivos que pessoas em debates ‘online’
Investigadores descobriram que o ChatGPT-4 era 64,4% mais persuasivo que os adversários humanos em debates ‘online’ quando possuía informações pessoais sobre estes, indicou hoje a editora de revistas científicas Springer Nature.

Segundo o estudo publicado na revista científica Nature Human Behavior, no entanto, sem acesso aqueles dados, não se registavam diferenças entre as capacidades de persuasão do GPT-4 e as das pessoas.
Francesco Salvi, do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne (EPFL), na Suíça, e os colegas juntaram 900 pessoas nos Estados Unidos para debaterem com outro ser humano ou com o GPT-4 várias questões sociopolíticas, por exemplo, se os EUA deviam proibir os combustíveis fósseis.
Em alguns pares, o adversário (IA ou humano) recebeu informações demográficas sobre o seu parceiro de debate — incluindo género, idade, etnia, nível de escolaridade, situação profissional e filiação política, retiradas de inquéritos aos participantes — para melhor direcionar os seus argumentos.
“Quando munido de informações pessoais sobre os participantes, Salvi e os colegas descobriram que o GPT-4 era 64,4% mais persuasivo do que os adversários humanos. No entanto, sem acesso a dados pessoais, as capacidades de persuasão do GPT-4 eram indistinguíveis das dos humanos”, refere o comunicado de divulgação do estudo.
Os debates decorreram num “ambiente ‘online’ controlado”, tendo os participantes sido recrutados através de uma plataforma de ‘crowdsourcing’ (colaboração coletiva).
A investigação sugere que, à medida que as conversas entre humanos e os designados grandes modelos de linguagem (LLM na sigla em inglês), como o GPT-4, se tornam mais comuns, estes sistemas de IA avançados podem tornar-se mais capazes de alterar as crenças ou opiniões das pessoas.
Assim, propõe que se realizem mais estudos para atenuar os riscos associados à sua utilização na persuasão.
Os cientistas observam, no entanto, não ser claro se estes modelos se podem adaptar a informações personalizadas para elaborar argumentos para adversários específicos, assim como que constitui uma limitação do estudo o facto de o debate ter uma abordagem estruturada, quando na realidade podem ter um formato mais espontâneo.
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By Impala News / Lusa
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