Putin submetido a tratamento para cancro avançado, avançam serviços secretos dos EUA
“O controlo de Putin é forte, mas já não é absoluto. A disputa no seio do Kremlin nunca foi tão intensa durante a sua governação. Todos sentem que o fim está próximo”, disse à Newsweek fonte dos serviços secretos norte-americanos.
O presidente russo, Vladimir Putin, foi submetido a um tratamento contra um cancro avançado em abril, noticia a Newsweek, que cita três funcionários dos serviços secretos norte-americanos, sob anonimato. As autoridades de alto escalão, que representam três agências de inteligência separadas, estão preocupadas com o facto de Putin estar cada vez mais paranóico com o poder. “O controlo de Putin é forte, mas já não é absoluto. A disputa dentro do Kremlin nunca foi tão intensa durante a sua governação. Sente-se que o fim está próximo”, disse à mesma revista uma das fontes ligada ao relatório.
Os três funcionários – um do escritório do Diretor de Inteligência Nacional, um oficial sénior reformado da Força Aérea e um da Agência de Inteligência de Defesa – alertam que o isolamento do líder russo torna mais difícil para a inteligência dos Estados Unidos avaliar com precisão o estatuto e a saúde de Putin. “O que sabemos é que há um iceberg lá fora, embora coberto de nevoeiro”, sublinha o líder do DNI, que falou com a Newsweek sob de anonimato. Na reunião de 21 de abril de Putin com o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, os olhares voltaram-se para o líder russo, que esteve ausente durante grande parte do mês. Nela, mostrou-se curvado na cadeira e a segurar a mesa com a mão direita. Alguns observadores inferiram que o líder russo tinha Parkinson. Outros insistiam que se devia apenas ao seu treino com armas da KGB , referindo-se à sua postura rígida e andar, sempre com o braço direito pronto para alcançar uma arma dentro do casaco.
Putin de manta nas pernas
Muitos têm sido os rumores sobre, por exemplo, a cara inchada de Vladimir Putin. Se muitos ainda guardam na memória imagens de um Putin cheio de vivacidade e em caricatas fotografias onde mostrava ser dado ao exercício, aos 69 anos, a verdade é que mostra-se cada vez mais abatido – e com as feições completamente diferentes [veja na nossa galeria]. No desfile do Dia da Vitória, nesta segunda-feira, o presidente russo foi visto com aquilo que será uma manta nas pernas, facto amplamente apontado como um claro sinal da sua decadência.
Fotos: Reprodução Youtube
Recorde os envenenamentos mais mediáticos da era Putin
Envenenamentos são uma prática que o Kremlin sempre negou. Recorde os casos mais mediáticos da era de Vladimir Putin. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram