Putin diz que mulheres russas servem pátria “com dignidade” no conflito

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que as mulheres russas “servem a pátria com dignidade” na “campanha militar” na Ucrânia, num encontro com graduadas da Escola Superior de Aviação de Guerra de Krasnodar, no sul da Rússia.

Putin diz que mulheres russas servem pátria

“Hoje, as nossas mulheres, as nossas jovens, prestam serviço na zona da operação militar especial. E fazem-no em diversas áreas, e em todo o lado servem a pátria com dignidade”, disse Putin no encontro, transmitido pela televisão estatal russa.

O líder do Kremlin saudou as novas oficiais da Força Aérea da Rússia, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se assinala na sexta-feira, 08 de Março, e que é feriado no país.

“Naturalmente, na véspera do 08 de Março, quero felicitar todas vós por ocasião deste feriado. É um bom feriado de primavera, muito simpático”, declarou.

No final do encontro, no qual também participou o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, Putin ofereceu um ramo de flores a cada uma das participantes.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e “desnazificar” o país vizinho, independente desde 1991, após a desagregação da antiga União Soviética, e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia, já no seu terceiro ano, fez até agora dezenas de milhares de mortos, civis e militares, de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos no teatro de operações nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.

As últimas semanas foram marcadas por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, enquanto as forças de Kiev têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.

ANC //APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS