Português como língua identitária e de afetos assinala Dia Mundial em Berlim

O português “como língua identitária e de afetos” vai estar em destaque numa iniciativa que a Coordenação do Ensino do Português na Alemanha organiza, terça-feira, para dar “grande visibilidade” ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, proclamado pela UNESCO em 2019.

Português como língua identitária e de afetos assinala Dia Mundial em Berlim

“Pegámos na dimensão da língua identitária e da língua de afetos para esta primeira edição que se vai realizar em Berlim. Pretendemos reunir um grupo de entidades responsáveis pelo ensino da língua portuguesa e apresentarmos aquilo que fazemos tendo a língua portuguesa por objetivo, desde o ensino básico ao ensino superior”, revelou Fátima Silva.

À Lusa, a coordenadora do Ensino Português na Alemanha acrescentou que, além dos professores, responsáveis pelos projetos bilingues, e investigadores, poderão também participar alunos, pais e qualquer pessoa que “tenha alguma ligação à língua portuguesa”.

“Tentámos arranjar um projeto que a coordenação do ensino quisesse desenvolver para dar uma grande visibilidade a este dia. Pensámos neste ciclo de mesas redondas que se vai iniciar este ano em Berlim, e que vamos alargar [nos próximos anos] a outras áreas consulares e a outras cidades na Alemanha, sempre inserido na comemoração e no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, sustentou.

A iniciativa, que se realiza a 06 de maio, um dia depois da data oficial que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa, já conta com cerca de 20 inscritos.

“Esta primeira mesa vai-se focar mais em apresentar ao público em geral o que existe. Por muito que as redes sociais tenham informação, e que existam muitos momentos culturais em que se fale do ensino, não sei se as pessoas têm plena consciência do que é que existe em Berlim a nível da língua portuguesa. Vamos apresentar cada uma das áreas, o que fazemos e onde estamos. Queremos que haja ‘feedback’ dos pais ou dos alunos que frequentam ou já frequentaram estas oportunidades”, realçou Fátima Silva.

No final, haverá tempo para “conversar com as pessoas individualmente” para explicar a oferta que existe na cidade de Berlim no ensino do português.

A segunda edição deverá decorrer em Dusseldorf, prosseguindo para Frankfurt, Estugarda e Hamburgo, que “coincidem com as áreas consulares”. O tema também será alterado para o português como “língua de ciência, de trabalho, de oportunidades, de integração”, explorando as “várias dimensões da língua”.

A iniciativa, que pretende sobretudo ser uma reflexão e uma troca de boas práticas, está marcada para o dia 06 de maio na livraria portuguesa “Livraria & Mondolibro”, na capital alemã.

Em 2019, a 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 05 de maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.

 

JYD // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS