Número de mortos nos EUA devido a tempestades sobe para 28
O número de mortos causados pelas tempestades que fustigam as regiões do centro-oeste e sul dos Estados Unidos aumentou para 28, segundo o mais recente balanço, feito no domingo pelas autoridades

A maioria das vítimas, 19, morreu no estado do Kentucky, sobretudo no condado de Laurel, afetado pela passagem de um tornado.
Das dez pessoas hospitalizadas com ferimentos relacionados com o clima severo, três permaneciam em estado crítico.
A avaliação de danos estava em curso no domingo, enquanto o estado preparava um pedido de assistência federal para desastres, disse o governador do Kentucky, Andy Beshear.
“Muitos habitantes do Kentucky estão a sofrer agora”, notou Beshear na rede social X, promovendo esforços de angariação de fundos para ajudar com despesas de funerais e reconstrução. “Se puder ajudar, por favor, faça-o”, acrescentou.
Partes de duas dezenas de estradas estaduais foram encerradas e algumas podem demorar dias a serem reabertas, disse o governador.
As tempestades mataram pelo menos sete pessoas no estado do Missouri, cinco das quais na cidade de St. Louis, onde mais de cinco mil habitações ficaram danificadas e 38 pessoas ficaram feridas.
No norte do estado da Virgínia morreram duas pessoas.
O estado do Wisconsin também foi sacudido por tornados, enquanto o Texas foi atingido por uma onda de calor e partes do Illinois — incluindo a cidade de Chicago — estiveram envoltas temporariamente numa nuvem de poeira.
O Serviço Meteorológico Nacional norte-americano prevê que as condições perigosas vão manter-se vários dias em toda a região central do país, com chuvas fortes, tempestades e a possibilidade de mais tornados.
A agência disse que partes do Missouri e do Kansas podem sofrer fortes tempestades, granizo do tamanho de bolas de golfe e rajadas de vento de até 97 quilómetros por hora até ao final do dia de hoje.
As tempestades ocorreram depois de o Governo ter cortado drasticamente o pessoal dos escritórios do Serviço Meteorológico Nacional.
Nos escritórios da agência em Kentucky, 25% dos cargos em Jackson estavam por preencher em março, 29% em Louisville e 16% em St. Louis.
O gabinete de Louisville também estava sem chefe permanente, o meteorologista responsável, em março.
Especialistas consideram que ter mais de 20% dos cargos por preencher é já um problema crítico.
Cerca de 1.200 tornados atingem anualmente os Estados Unidos, tendo sido reportados em todos os estados.
Investigadores descobriram em 2018 que os tornados mais perigosos estavam a acontecer com menos frequência na zona tradicional, os estados de Oklahoma, Kansas e Texas, e com mais frequência em partes do centro-sul, mais densamente povoadas.
VQ (ER) // CAD
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram