Novo campus da Universidade de Cabo Verde com capacidade para 5 mil alunos
A obra do novo campus da Universidade de Cabo Verde é lançada hoje, na cidade da Praia, um projeto orçado em 14 milhões de euros e com capacidade para acolher 5 mil alunos.
A obra do novo campus da Universidade de Cabo Verde é lançada hoje, na cidade da Praia, um projeto orçado em 14 milhões de euros e com capacidade para acolher 5 mil alunos.
A infraestrutura será financiada pelo Governo da China e pretende responder à procura crescente, na ordem dos 30% ao ano, de alunos que pretendem frequentar a universidade pública cabo-verdiana. Localizado na zona do Palmarejo Grande, na cidade da Praia, o projeto do novo campus foi aprovado pelo Governo chinês em 2015, mas o início da sua construção vinha sendo adiado.
O novo Campus da universidade pública foi projetado para acolher 4.890 estudantes e 476 professores em 61 salas de aulas, 5 auditórios com capacidade de 150 lugares, oito salas de informática, oito salas de leitura, 34 laboratórios, salão multiúsos com capacidade de 654 lugares, refeitórios, biblioteca, dormitórios e um pavilhão desportivo. Vai ser edificado pela construtora estatal chinesa Longxin Group e as obras inicialmente previstas para arrancar em maio deverão começar apenas em julho.
“Estamos a prever uma duplicação de número de estudantes no próximo ano, à volta de cinco mil e o novo campus vai preencher toda a necessidade que temos de espaço”, disse a reitora da UNI-CV aos jornalistas aquando da apresentação do projeto a 08 de junho.
Na cerimónia de lançamento da primeira pedra participam o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, a ministra da Educação, Maritza Rosabal, e o embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong.
Siga a Impala no Instagram