Milhares de pessoas fogem da erupção do vulcão indonésio Semeru

Milhares de pessoas fugiram das suas casas após o vulcão indonésio Semeru, no leste de Java, ter entrado hoje em erupção, cobrindo a região com uma espessa camada de fumo e cinzas, noticia a agência France-Presse.

Milhares de pessoas fogem da erupção do vulcão indonésio Semeru

Milhares de pessoas fugiram das suas casas após o vulcão indonésio Semeru, no leste de Java, ter entrado hoje em erupção, cobrindo a região com uma espessa camada de fumo e cinzas, noticia a agência France-Presse. Não há por enquanto vítimas a registar, segundo a agência nacional indonésia de catástrofes naturais. As autoridades, no entanto, evacuaram várias localidades quando fluxos de lava as alcançaram e destruíram uma ponte na região de Lumajang. “Várias regiões foram mergulhadas na escuridão após terem ficado cobertas por cinzas vulcânicas”, disse o porta-voz da agência, Abdul Muhari, acrescentando que foram construídos abrigos em “várias localidades de Lumajang”.

Última grande erupção foi há um ano

Imagens de vídeo difundidas pela agência mostram os habitantes, entre os quais crianças, a correr para os abrigos no momento da erupção, que ocorreu perto das 15h00 (8h00 em Lisboa). As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança de cinco quilómetros em torno da cratera. A última grande erupção do Semeru data de dezembro de 2020 e provocou também a fuga de milhares de pessoas, tendo coberto localidades inteiras. A Indonésia encontra-se no “anel de fogo do Pacífico”, onde se regista cerca de 85% da atividade sísmica mundial. Este arquipélago do sudeste asiático tem quase 130 vulcões ativos no seu território.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS