Mau tempo motiva mais de 70 ocorrências desde a meia-noite no continente

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 00:00 e as 09:30 de hoje, 76 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria nas regiões do Algarve e do Alentejo.

Mau tempo motiva mais de 70 ocorrências desde a meia-noite no continente

“Até às 09:30 foram registadas 76 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, a maioria no Alentejo, com 17, e Algarve, com 12″, disse o comandante José Rodrigues. No que diz respeito à tipologia, houve registo de inundações da via pública, movimentos de massa e queda de estruturas e de árvores e limpezas de via, sem vítimas ou danos de maior.

Para ler depois
Neve fecha estradas no maciço central da serra da Estrela

“Estiveram empenhados nas ocorrências 256 operacionais, com o apoio de 103 veículos”, indicou. Portugal continental está hoje a ser afetado pela depressão Juan, com chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA prevê também nos pontos mais altos da serra da Estrela a queda de neve, que “deverá acumular acima de 1.400/1.600 metros de altitude, descendo gradualmente a cota para os 1.200/1.400 metros”.

Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento “no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 70 quilómetros/hora. Os distritos de Évora, Castelo Branco, Faro, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) até às 12:00 de hoje, por causa da chuva.

Guarda e Castelo Branco estão no mesmo nível por causa da queda de neve, também até às 12:00. O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Impala Instagram


RELACIONADOS