Laura Carreira conquista prémio de melhor realização no festival de San Sebastian

A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia “On Falling”, ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por “El llanto”.

Laura Carreira conquista prémio de melhor realização no festival de San Sebastian

“On Falling” recebeu igualmente uma menção honrosa no prémio ‘Otra Mirada’, atribuído pela RTVE, televisão pública espanhola, conforme o palmarés hoje anunciado, no encerramento da 72.ª edição do Festival de San Sebastián. O prémio ‘Otra Mirada’ consiste na aquisição do direito de transmissão televisiva.

A Concha de Ouro de melhor filme foi para o espanhol Albert Serra, pelo documentário “Tardes de soledad”,

“On Falling” é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, depois de ter dirigido as ‘curtas’ “Red Hill” (2918) e “The Shift” (2020).

Em todos os filmes, Laura Carreira explora questões ligadas ao trabalho e à precariedade, na atualidade.

Em “On Falling” (“Sobre o cair”, em tradução livre), a figura central é Aurora, uma jovem mulher portuguesa emigrada na Escócia, que trabalha num armazém e se depara com dificuldades em subsistir mensalmente e em socializar, numa casa partilhada com outros imigrantes.

Protagonizado pela atriz Joana Santos, “On Falling” teve estreia mundial este mês no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, e fez parte da competição oficial em San Sebastian.

“On Falling” tem produção da portuguesa BRO Cinema, em coprodução com o Reino Unido, através da Sixteen Films, cofundada pelo realizador Ken Loach.

Laura Carreira, que nasceu no Porto em 1994, rumou em 2012 para a Escócia para estudar Cinema, coincidindo na altura com a crise económica que assolou Portugal, e é no Reino Unido que ainda vive e trabalha.

Em entrevista à agência Lusa, em 2020, quando mostrou “The Shift” no festival de Veneza, Laura Carreira contou que queria continuar a explorar temas que, no seu entender, são pouco abordados no cinema, relacionados com pobreza, trabalho, perda de direitos, precariedade, mas sempre pela ficção.

O realizador espanhol Pedro Martín-Calero, distinguido em ex-aequo com Laura Carreira, também tem em “El Llanto” a sua primeira longa-metragem. O diário El País apresenta este filme como um drama que “submerge no terror do patriarcado”.

“Tardes de soledad”, de Albert Serra, é um documentário centrado no toureiro peruano Andrés Roca Rey, num dia de corrida.

O prémio ‘Otra mirada’ da RTVE foi para o filme “All we imagine as light”, da realizadora indiana Payal Kapadia.

MAG/SS // CC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS