Coronavírus pode sobreviver no ar até 30 minutos e contagiar alguém a 4,5 metros
O novo coronavírus pode sobreviver no ar por pelo menos 30 minutos e contagiar alguém a 4,5 metros, ou seja, mais do que a “distância segura” recomendada pelas autoridades em todo o mundo.
O novo coronavírus pode sobreviver no ar por pelo menos 30 minutos e contagiar alguém a 4,5 metros, ou seja, mais do que a “distância segura” recomendada pelas autoridades de saúde de todo o mundo, segundo um estudo publicado por cientistas chineses.
LEIA DEPOIS
41 casos. Aluna do Liceu Francês Charles Lepierre testou positivo. Mãe internada
Vírus pode “durar dias” em superfícies
O estudo, realizado por epidemiologistas do Governo chinês e divulgado pela imprensa local, garante que o vírus pode “durar dias” em superfícies onde tenham caído gotas respiratórias infetadas, o que aumenta o risco de infeção caso se toque na superfície e se esfregue a mão no rosto.
O tempo que o vírus dura depende de fatores como a temperatura: por exemplo, a cerca de 37 graus Celsius, o vírus pode sobreviver entre dois e três dias em materiais como vidro, tecido, metal, plástico ou papel.
As descobertas desafiam o conselho das autoridades de saúde de todo o mundo de que as pessoas devem permanecer separadas por uma “distância segura” de entre um e dois metros.
O número de pessoas infetadas desde dezembro passado pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 114.151, entre as quais morreram 4012, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France-Presse (AFP), com dados atualizados às 09:00 de hoje.
LEIA MAIS
Coronavírus. Instituto Superior Técnico suspende aulas
Coronavírus. Agência Europeia admite risco de escassez de medicamentos
Siga a Impala no Instagram