Cofundador do Trio Odemira José Ribeiro morre aos 97 anos

O músico José Ribeiro, um dos fundadores do Trio Odemira, em 1958, morreu quinta-feira, aos 97 anos, no Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Brejos de Azeitão, no distrito de Setúbal.

Cofundador do Trio Odemira José Ribeiro morre aos 97 anos

Lisboa, 16 ago 2024 (Lusa) — O músico José Ribeiro, um dos fundadores do Trio Odemira, em 1958, morreu quinta-feira, aos 97 anos, no Hospital Nossa Senhora da Arrábida, em Brejos de Azeitão, no distrito de Setúbal, disse à Lusa fonte da Casa do Artista.

O músico viveu na Casa do Artista tendo sido encaminhado pelo Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para aquela unidade médica em Brejos de Azeitão, disse a mesma fonte.

Além de cantar, José Ribeiro tocava cavaquinho e fundou o Trio Odemira com os irmãos Júlio e Carlos Costa, que morreram em março de 2021.

O Trio Odemira contou mais de 60 anos de carreira. Formou-se em 1958 e protagonizou êxitos como “Ana Maria” e “Anel de Noivado”, tendo sido o primeiro a gravar em disco temas populares alentejanos, à exceção dos grupos corais, segundo a “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX”, que dá como exemplo o ‘single’ “Rio Mira”, de 1958.

Esta enciclopédia indica que o repertório do trio inclui várias canções espanholas e sul-americanas, algumas gravadas em português, temas tradicionais da Beira Baixa e do Alentejo, e versões de canções gravadas por Tony de Matos (1924-1989), Amália Rodrigues (1920-1999) e Max (1918-1980).

Em 2019, o trio celebrou os 60 anos de carreira, com uma atuação no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Em setembro de 2016, foi distinguido com Prémio de Mérito e Excelência Cidade de Moura, na área da Música.

Em 2005, o trio editou o álbum “Portugal Latino”, em que interpreta temas portugueses e latino-americanos, na linha que sempre marcou o grupo.

No álbum, editado pela Ovação, o trio recupera alguns temas que foram êxitos como “As minhas mãos nas tuas”, “Ala vara del camino”, “Alma, Coração e Vida” ou “Anel de noivado”.

O velório de José Ribeiro realiza-se hoje na Igreja de Pinhal de Frades, em Fernão Ferro, no Seixal, distrito de Setúbal, e o funeral realiza-se no sábado às 14:30 para o Cemitério de Arrentela, também no Seixal.

NL // TDI

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS