A modalidade ‘casa aberta’ para utentes com idade igual ou superior a 40 anos é retomada a partir das 15:00 de hoje, anunciou a Task Force do plano de vacinação contra a covid-19. A decisão surge após o levantamento da suspensão temporária de um lote de vacinas da Janssen pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), adianta o comunicado.
Na quarta-feira, a Autoridade Nacional do Medicamento anunciou estar a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra, depois de utentes terem desmaiado. Segundo a autoridade de saúde, não tinham sido reportadas, até então, “suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado”.
Entretanto, o Infarmed concluiu que o lote de vacinas estava em conformidade com os requisitos, atribuindo a uma causa diferente a justificação dos desmaios. Desta forma, volta a ser permitida a possibilidade aos cidadãos com mais de 40 anos – que não tenham tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19 ou que não tenham sido infetados pelo novo coronavís – dirigirem-se aos centros de vacinação, sem marcação prévia, e solicitar a administração do fármaco. Poderá ver horários de funcionamento dos Centros de Vacinação no site “Casa Aberta”.
Vacina da Janssen passa a ser a única administrada na ‘Casa Aberta’
A partir de segunda-feira, a modalidade “Casa Aberta” estará condicionada apenas à utilização da vacina da Janssen, refere ainda o comunicado. A Task Force recorda que para ser vacinado nesta modalidade, os utentes se devem dirigir ao Centro de Vacinação Covid correspondente ao Centro de Saúde onde estão inscritos, nos horários específicos para esta modalidade do respetivo Centro de Vacinação.
“Informa-se igualmente que, a partir de 19 de julho, a modalidade “Casa Aberta” estará condicionada apenas a utilização da vacina da Janssen, devendo para o efeito, os utentes terem em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da DGS.”
Segundo a referida norma da DGS, a administração da vacina da Johnson & Johnson é recomendada “em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos” e em “pessoas do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos”.
Siga a Impala no Instagram