Brasil cria selo de identificação de origem para produtos indígenas

O Governo brasileiro insttuiu hoje um selo de identificação de origem étnica que identifica produtos indígenas, com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União.

Brasil cria selo de identificação de origem para produtos indígenas

O Selo Indígenas do Brasil será usado para identificar produtos da agricultura familiar, extrativistas e artesanal, segundo comunicado divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) do país, que criou o selo numa ação conjunta com Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e Fundação Nacional dos Povos indígenas (Funai).

“O Selo Indígenas do Brasil está previsto em um dos Eixos da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (…) e busca identificar a origem étnica e territorial dos produtos dos povos e comunidades indígenas, contribuindo com o processo de inclusão produtiva e com o fortalecimento do ‘etnodesenvolvimento'”, salientou o Secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira.

O Governo brasileiro acrescentou que o “selo é uma demonstração de valorização e do reconhecimento da importância dos povos indígenas” e serve para estimular o consumo sustentável, além de gerar rendimentos e contribuir para o desenvolvimento regional.

Por outro lado, “também aproxima o consumidor da cultura indígena, que tanto contribui para a construção da identidade do povo brasileiro”, conclui-se no comunicado.

CYR // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS