Autoridades registam 15 mil infrações ao volante, mais de 900 por uso de telemóvel
Durante as operações das Forças de Segurança, neste período, foram fiscalizados presencialmente 57.840 veículos.
Cerca de 15.000 infrações, entre as quais 976 relativas ao uso do telemóvel ao volante, foram registadas durante a campanha rodoviária ‘Ao volante, o telemóvel pode esperar’, que terminou na segunda-feira. Esta campanha, envolvendo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 03 e 10 de outubro e pretendeu alertar os condutores para as graves consequências do uso do telemóvel durante a condução.
Durante as operações das Forças de Segurança, neste período, foram fiscalizados presencialmente 57.840 veículos.
Em comunicado, as autoridades referem ter sensibilizado 757 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas diversas mensagens que alertavam para os perigos do uso do telemóvel ao volante, designadamente sobre o aumento do tempo de reação a situações imprevistas, que é superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
No período da campanha, foram registados 2.769 acidentes (menos 122 relativamente ao período homologo), de que resultaram 15 vítimas mortais (mais seis), 51 feridos graves (menos um) e 878 feridos leves (menos 65). Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga (2), Bragança, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Santarém (2), Lisboa, Setúbal (2) e Faro (3).
Siga a Impala no Instagram