Ativistas da Greenpeace sobem ao edifício do Conselho da UE contra acordo com Mercosul

Ativistas da Greenpeace subiram, esta manhã, ao edifício Europa do Conselho da União Europeia numa ação para contestar o acordo comercial com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), quando os ministros da tutela se reúnem em Bruxelas.

Ativistas da Greenpeace sobem ao edifício do Conselho da UE contra acordo com Mercosul

Esta manhã, cerca de 20 ativistas da Greenpeace concentraram-se em frente ao edifício que acolhe a reunião dos ministros europeus do Comércio, com cinco dos quais a subir à fachada para colocar cartazes pedindo que se “pare com o acordo UE-Mercosul”, constatou a agência Lusa no local.

A polícia belga está no local a impedir a passagem de peões junto ao local da ação de contestação, verificou também a Lusa.

Através da rede social Twitter, a Greenpeace Europa confirma que os ativistas “estão neste momento a escalar o Edifício Europa, em Bruxelas, onde os ministros do comércio da UE se reunirão ainda hoje para discutir o acordo comercial com o Mercosul”.

Na visão desta organização não-governamental ambiental, “este acordo é um desastre para a natureza, para os agricultores e para os direitos humanos”, sendo por isso “altura de parar com o acordo UE-Mercosul”.

“O acordo UE-Mercosul ameaça aumentar o comércio de carne de vaca barata, peças de automóveis e pesticidas tóxicos, mesmo aqueles cuja utilização é proibida na Europa”, critica a Greenpeace Europa, apelando a que os ministros europeus do Comércio “impeçam a Comissão Europeia de levar por diante este acordo tóxico”.

O acordo comercial da UE com os países do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – foi estabelecido pelas partes em 2019, altura em que foram concluídas as negociações, mas a sua ratificação está paralisada por causa das reservas ambientais colocadas por diversos Estados-membros, principalmente de França.

De momento, a UE está a trabalhar numa declaração que especifica os compromissos ambientais, especialmente no caso do Brasil, que tem a ver com o combate à desflorestação da Amazónia, e à garantia do cumprimento do Acordo do Clima de Paris.

Este acordo comercial UE-Mercosul envolve 25% da economia global e 780 milhões de pessoas, quase 10% da população do mundo.

Hoje, num almoço de trabalho no âmbito do Conselho de Comércio, os ministros discutirão as negociações bilaterais em curso sobre este acordo comercial, cuja ratificação continua bloqueada e sobre a qual não se esperam avanços em breve.

ANE // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS