Ativistas climáticos perturbam funcionamento de vários aeroportos na Alemanha

Ativistas climáticos da organização “Geração Letzte” ou “Última Geração” entraram hoje em vários aeroportos da Alemanha, em alguns casos colados à superfície das pistas de aterragem, o que provocou a interrupção do normal funcionamento da atividade dessas infraestruturas aeroportuárias.

Ativistas climáticos perturbam funcionamento de vários aeroportos na Alemanha

De acordo com meios de comunicação locais, que citam fontes policiais, os ativistas invadiram os aeroportos de Berlim (este), Estugarda e Karlsruhe (sudoeste), Colónia-Bona (oeste) e Nuremberga (sul), o que em alguns casos provocou a suspensão das “operações de voo”.

De acordo com a rádio pública Deutschlandfunk, em Berlim, as autoridades aeroportuárias de Colónia e Nuremberga decidiram suspender a atividade aérea depois dos ativistas invadirem os aeroportos dessas cidades pelas 03:00 locais (04:00 em Lisboa).

Pouco depois, após a intervenção das autoridades, as operações aéreas voltaram a realizar-se no aeroporto de Colónia, embora com atrasos, segundo o canal de televisão privado NTV.

A “Geração Letzte”, através de um comunicado a que a agência de notícias Efe teve acesso, apelou a ações de protesto nos aeroportos de Berlim, Colónia, Nuremberga, Estugarda e “outros aeroportos da Renânia do Norte-Vestfália, Baviera e Baden Württemberg”, com as quais pediram, entre outras coisas, o abandono dos combustíveis fósseis.

As ações desta quinta-feira acontecem três semanas depois de ativistas climáticos se terem infiltrado no aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, o que provocou o cancelamento de 230 voos e a abertura de uma investigação por crimes de coação, danos materiais e invasão de propriedade.

SSM // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS