30 anos na noite de Lisboa: Quem são os donos do Urban Beach?
O grupo K, ao qual pertence a discoteca Urban Beach, foi fundado há 30 anos por dois irmãos. Conheça a história.
Fundado em 1988, o Grupo K celebra no próximo ano três décadas de existência. São 30 anos a animar a noite de Lisboa, desde as icónicas (e já extintas) Kremlin e Kapital, até ao Urban Beach, a discoteca à beira-rio que está agora no centro da polémica, devido às agressões perpetradas por um grupo de seguranças.
João e Gonçalo Rocha, filhos do falecido presidente do Sporting, João Rocha, são os homens fortes da noite lisboeta. Donos do grupo K, os irmãos fundaram ao longo de três décadas, vários espaços de diversão noturna, tanto em Lisboa como no Algarve e no Porto.
João, 56 anos, o mais velho, começou a trabalhar na noite quando tinha apenas 16 anos. O pai, também João, abriu uma discoteca na própria casa para os filhos se divertirem. O próximo passo foi abrir aquela que é, até hoje, uma das mais emblemáticas discotecas portuguesas: a Kapital (hoje Main). Gonçalo, 49 anos, é também dj.
Da Kapital ao Urban
Seguiu-se o Kremlin, conhecido pelas festas after hours, o restaurante Kais, o extinto Kubo (discoteca que existiu durante um curto período de tempo à beira Tejo), o Skones, o Urban Beach, inaugurado em 2009. Pelo caminho ficaram alguns projetos como a discoteca Kasablanca e o espaço K-Klube.
A norte, os irmãos Rocha têm ainda duas casas, a discoteca Kasa da Praia e o restaurante The Kitchen.
À semelhança do grupo Lux-Frágil, fundado por Manuel Reis, o grupo K mantém-se ativo na noite lisboeta, sobrevivendo a modas, tendências, às crises económicas que, nestas últimas três décadas, obrigaram ao fecho de várias casas de diversão noturna.
Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala
Clique para ler mais notícias em destaque
Siga a Impala no Instagram