Dinheiro impede árbitro angolano de participar no Mundial2018
Gerson Emiliano dos Santos foi escolhido pela FIFA para ser um dos árbitros assistentes no Mundial Rússia 2018. Porém, há um problema.
A conversão de moeda está a dificultar a presença angolana no próximo campeonato do mundo em futebol. Gerson Emiliano dos Santos, árbitro-assistente de categoria internacional, contou à Angola Press que a “política cambial dos bancos comerciais” é a principal entrave neste momento para poder rumar à Rússia.
De acordo com as declarações do juíz de jogo, os bancos e entidades financeiras estão a demorar bastante para responder ao pedido de conversão. “A maior diculdade está na política existente em alguns bancos, já tenho o cartão BAI [Banco Angolano de Investimento, pode ser usado internacionalmente] activado, estou a aguardar a resposta do BFA [Banco de Fomento Angola], que tem alguma política na aquisição das divisas, uma vez que o Lubango [cidade e município a sul de Angola] não pode decidir”, explicou.
Recorde-se que a moeda angolana é o Kwanza e a da Rússia é o Rublo. Um Kwanza encontra-se o equivalente a 0,26 Rublos. No sentido inverso, 1 Rublo equivale a 3,84 Kwanzas.
Com 35 anos de idade, o árbitro é também professor de matemática.
Gerson Emiliano começou a sua carreira como árbitro assistente internacional FIFA em 2014, nos Jogos Olímpicos da juventude, em Nanjing, China. Seguiu-se o Mundial de Sub-17, em 2015, no Chile, Mundial de Clubes no Japão em 2016 e Mundial de sub-20, em 2017, na Coreia do Sul. Também já cumpriu dezenas de missões pela CAF (Confederação Africana de futebol), como a Taça das Nações Africanas de 2013, na África do Sul e outros compromissos de clubes.
LEIA MAIS: Mundial 2018: Nuno Gomes dá as boas vindas a Kaliningrado
Siga a Impala no Instagram