Onde estão instalados os 37 novos radares que não perdoam excesso de velocidade

Há 37 novos radares em Portugal desde 1 de setembro, 12 deles de controlo de velocidade média. “Os radares contribuem, de facto, para diminuir a velocidade.

Onde estão instalados os 37 novos radares que não perdoam excesso de velocidade

Há 37 novos radares em Portugal desde 1 de setembro, 12 deles de controlo de velocidade média. “Os radares contribuem, de facto, para diminuir a velocidade. Nesses locais, reduziu-se o número de acidentes com vítimas em 36% e as vítimas mortais diminuíram 74%. Há uma clara correlação entre a existência de radares, a diminuição da velocidade e a sinistralidade.

Para ler depois
Novos radares inteligentes registam infrações e passam multa na hora

“O que esperamos é que estes radares contribuam também para salvar as vidas das pessoas que circulam nas nossas estradas”, diz o presidente do organismo, Rui Ribeiro. Estes radares juntam-se aos 61 já existentes no País. “O número de radares em Portugal ainda é diminuto, face ao normal na Europa, e sobretudo nos países onde a sinistralidade é, para nós, uma referência, como é o caso da Suécia.

“Temos muito poucos radares por milhão de habitantes. É um número insuficiente face ao que é normal nos países da Europa. Não sei quando, mas, provavelmente, num futuro próximo teremos uma nova ‘leva’ de radares”, afirma.

Novos radares registam velocidade média

Os 12 radares de velocidade média fiscalizam as autoestradas A1 (Santarém e Mealhada), A3 (Braga e Trofa), A25 (Águeda) e A42 (Paços de Ferreira), nos itinerários complementares IC2 (Loures e Rio Maior) e IC19 (Sintra) e nas estradas nacionais EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira), EN109 (Figueira da Foz) e EN211 (Marco de Canaveses).

Os restantes 25 radares medem velocidade instantânea em estradas nacionais. Entre os locais controlados estão: A1 (dois em Vila Nova de Gaia), A2 (Albufeira), A44 (Vila Nova de Gaia), A7 (dois em Guimarães), EN101 (Guimarães), EN103 (Barcelos), EN105 (Santo Tirso), EN109 (Figueira da Foz), EN119 (Benavente), EN125 (Faro), EN14 (Maia), EN18 (Belmonte), EN206 (Fafe), EN234 (Nelas), EN251 (Coruche), EN252 (dois radares em Palmela), EN260 (Beja), EN5 (Montijo), IC17 (Loures), IC2 (Coimbra e Águeda) e IP7 (Lisboa).

Texto: Joana Dantas Rebelo

Impala Instagram


RELACIONADOS