Truques para saber se o carro que quer comprar já teve algum acidente ou batida

Há pormenores que denunciam se um carro já teve algum acidente ou batida. E não precisa de ser um especialista para os identificar. Leia com atenção estes truques que partilhamos e não se deixe enganar na hora de comprar um carro em segunda mão.

Truques para saber se o carro que quer comprar já teve algum acidente ou batida

Comprar um carro usado pode ser uma ótima oportunidade, mas é preciso ter atenção antes de fechar o negócio. Afinal, um veículo em segunda mão pode esconder problemas que só uma avaliação mais criteriosa irá revelar.  Há pormenores que denunciam se um carro já teve algum acidente ou batida. E não precisa de ser um especialista para os identificar. A pensar nisso, reunimos alguns truques para o ajudar e para que não se deixe enganar.

Leia depois
Jovens fazem chá com preservativos de sabor e usam-no como droga: a nova e perigosa moda (… continue a ler aqui)

Diferenças na cor
O primeiro cuidado é observar o carro num ambiente iluminado, de preferência aberto e com luz natural. Observe se a cor da carroçaria segue o mesmo padrão de tonalidade e brilho ou se algumas peças parecem mais novas. Fique atento principalmente a partes como capô e pára-choques. Todas as linhas devem encontrar-se adequadamente com a mesma quantidade de espaço entre os painéis da carroçaria.

Observe a simetria
Um dos principais detalhes que podem apontar se o carro sofreu alguma batida é a simetria. Observe se o carro mantém ou não o alinhamento natural, desde o capô, passando pelas laterais até chegar à mala.

Verifique o alinhamento do capô e se há sinais de ferrugem
Observar o capô é uma boa forma de saber se houve uma batida com o veículo. Aproxime-se e procure por ondulações ou desníveis estranhos. Veja se as emendas e espaçamentos com os pára-choques e a grade frontal estão uniformes. Abra, ainda, o capô e avalie o alinhamento, observando se há sinais de ferrugem nas soldas. Na parte onde se localiza o motor, confira se há alguma coisa soldada entre o painel e o pára-choques.

Portas
Observe as portas olhando para o carro de perfil. Veja se estão alinhadas e se as frestas estão uniformes. Faça o mesmo posicionando-se atrás do veículo, baixe-se à altura do farol traseiro e verifique a lateral do carro. Veja se as janelas “acompanham” a linha de cintura do automóvel. Abra, também, as portas algumas vezes e verifique se fecham de forma correta, sem a necessidade de força excessiva, com dificuldades de travar, sinais de empenamento ou barulho exagerado.

Faróis e lanternas
As lentes têm um desgaste natural ao longo do tempo. Se algum farol ou lanterna aparentar maior brilho que os restantes, pode ser sinal de que aquele carro sofreu uma batida. Faça o teste com as luzes acesas: peça para alguém ligar os faróis e acionar os travões e a marcha atrás.

Chassi
Verifique o número do chassi. Fique atento se há sinais de ferrugem, ou pior: se há a sigla “REM”, de “remarcado”, por baixo da sequência dos números.

Bagageira 
Certifique-se de que a porta da mala fecha normalmente, sem falhas no encaixe ou necessidade de muita força . E, uma vez mais, verifique se as frestas estão uniformes.

Cinto de segurança
O cinto tem uma etiqueta que traz a data de fabrico do carro. Se o ano for diferente do modelo anunciado, pode indicar que houve troca da peça por causa de algum acidente.

Fixação dos amortecedores
Compare se há diferenças nas porcas e pontos de fixação. Desconfie se um amortecedor estiver mais novo e com menos desgaste que o outro, se for de outra marca ou de tamanho diferente.

Debaixo dos tapetes
Levante os tapetes e veja o estado das borrachas de vedação das portas. Se estiverem enferrujadas, pode ser sinal de que o carro sofreu um sinistro (neste caso relacionado com água, inundações).

Condução
Conduza o carro e observe se há barulhos excessivos vindos da parte de baixo do veículo quando passa por buracos, longas ou irregularidades na estrada.  Observe ainda se a direção está alinhada e se o carro anda em linha reta em conformidade com a posição do volante. Se estiver a ‘puxar’ mais para um lado, pode ser falta de alinhamento, mas também pode ser indício de que um acidente tenha afetado a condução do veículo.

Seja seguido
Ao fazer o test-drive, peça para um amigo o seguir num outro carro e verificar se o veículo está alinhado. Batidas muito fortes podem comprometer a balança do automóvel e fazer com que a carroçaria fique torta. O que é perceptível a olho nu com o carro em movimento.

Preço baixo
Desconfie de valores muito abaixo das tabelas e dos preços médios praticados pelo mercado. É a estratégia preferida de quem tem um carro com histórico de problemas.

Foto: Oli Woodman on Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS