Nem imagina os riscos que corre quando se senta com as pernas cruzadas

Poucas são as pessoas que, mais ou menos frequentemente, não se sentam com as pernas cruzadas. Porém, são vários os riscos associados a esta tão confortável posição.

Nem imagina os riscos que corre quando se senta com as pernas cruzadas

É bem possível que esteja sentado de pernas cruzadas neste preciso momento. Sandra Gail Frayna, fisioterapeuta e fundadora da Hudson Premier Physical Therapy & Sports, explica à Best Life que é um erro e revela que a melhor forma de estar sentado é com os dois pés no chão e os joelhos a tocarem-se. Se é um hábito do qual não se consegue desfazer, a especialista recomenda que não passe mais de 15 minutos seguidos de cada vez com as pernas cruzadas. A verdade é que são muitos os problemas de saúde que pode enfrentar se continuar a insistir em sentar-se desta forma.

Ler depois
Aprenda a cortar cebola sem chorar

Hipertensão

A pressão arterial aumenta temporariamente, revela o médico Sean Ormond. Tal pode acontecer porque passar longos períodos com as pernas cruzadas vai resultar numa restrição do fluxo sanguíneo. “O sangue tem de passar por um canal mais pequeno e as veias podem ficar comprimidas, dificultando o regresso do sangue ao coração”, explica.

Coágulos sanguíneos

Porém, a restrição do fluxo sanguíneo pode resultar em problemas bem mais sérios, nomeadamente o risco de desenvolver coágulos sanguíneos, de acordo com o também profissional de saúde Leann Poston. “As contrações musculares ajudam a mover o sangue através da circulação venosa”, afirma Poston. “Ficar sentado, especialmente numa posição restritiva, pode abrandar o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de coágulos.”

Dor crónica

Mesmo que mantenha uma postura correta quando está sentado, a verdade é que pode estragar tudo se as pernas estiverem constantemente cruzadas. “A posição desequilibrada pode sobrecarregar os músculos e os ligamentos da coluna vertebral, causando desconforto ou dor crónica ao longo do tempo”, explica Ormond. Dores nas costas, pescoço e ombros, são algumas das consequências.

Problemas na anca

Também a anca pode começar a dar problemas. De acordo com Ormond, a pressão que recai sobre as articulações da anca ao cruzar as pernas – e especialmente os joelhos – pode ter consequências bem nefastas. “Se for feita de forma excessiva, pode contribuir para certas condições ortopédicas, como dor na anca ou displasia da anca, especialmente em pessoas com condições pré-existentes”, alerta.

Paralisia

Na pior das hipóteses, sentar-se com as pernas cruzadas pode colocá-lo em risco de perder a capacidade de mover as pernas. Como explica o médico Jared Heathman, pode desenvolver uma condição chamada “paralisia de pernas cruzadas“. “Isto ocorre quando a pressão é mantida num nervo durante tempo suficiente para causar paralisia desse nervo”, explica. Felizmente, na maior parte dos casos é temporária. Ainda assim, “os sintomas podem persistir por vários períodos de tempo”, adverte.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS