Refeições na praia – Dicas e sugestões de alimentos para levar

Para uma ida à praia sem complicações é importante ter em atenção o tipo de alimentos que levamos. A Dra. Diana Picas Carvalho dá algumas sugestões.

Refeições na praia - Dicas e sugestões de alimentos para levar

Para uma ida à praia sem complicações é importante ter cuidado com os alimentos que levamos. A Dra. Diana Picas Carvalho, nutricionista do Grupo Trofa Saúde, responde à questão “o que levar?”

“A chegada do Verão, propicia a partilha e o convívio ao ar livre, as idas à praia, etc. É importante mantermos a convivialidade e tirarmos o máximo partido das idas à praia, mas ao mesmo tempo é recomendável evitar a ingestão de alimentos menos ricos nutricionalmente, assim como comportamentos de risco em termos de higiene e segurança alimentar que podem por exemplo, levar a intoxicações alimentares. Mas então surge a questão: o que levar? Seguem-se algumas sugestões:

Fruta

A fruta é rica em fibra, água, vitaminas e minerais. É aconselhável levar a fruta inteira, com casca e acondicionada em caixas térmicas. Deste modo irá resistir mais facilmente ao transporte e à temperatura, evitando também o escurecimento devido à oxidação.

Hortícolas

As hortícolas podem ser consumidas em snack como palitos de cenoura, pepino ou aipo, mas também em refeição como por exemplo uma salada.

Para que esta salada seja nutricionalmente equilibrada, deverá conter além das hortícolas ou frutas, uma fonte de proteína (como por exemplo frango desfiado ou conserva de peixe), uma fonte hidratos de carbono (como por exemplo massa, couscous, croutons simples) e uma fonte de gordura insaturada (azeite ou frutos gordos ou abacate). No entanto, deverá ser temperada no momento do consumo.

Sandes

Sempre que possível, é aconselhável optar por sandes de pão escuro com hortícolas e com uma fonte proteica (ovo cozido ou pescado em conserva de água ou pasta de grão ou feijão).

Evite alguns tipos de pão com muita gordura e/ou açúcar, sobretudo embalados. Leia bem o rótulo!

Evite também recheios propensos à deterioração pelo calor, evitando molhos, fiambre e creme de ovos.

Frutos

Os frutos oleaginosos são outra excelente opção porque aguentam bem a temperatura, mas, pelo teor e gordura contida são bastante calóricos, sendo 1 dose recomendada: 10 amendoins ou 7 amêndoas ou 4 metades de nozes ou 7 cajus ou 7 avelãs.

Água

A água deverá ser a bebida de eleição.

Por auxiliar na regulação da temperatura corporal, há uma perda pela transpiração quando a temperatura aumenta. Torna-se imprescindível o consumo de água regular para repor estas perdas!

Faça refeições leves, com pouca gordura e de pequeno volume, com o espaçamento entre 2 a 3,5horas e hidrate-se com regularidade.

Coma com segurança:

  • Acondicione os alimentos em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias;
  • Transporte os alimentos em caixas fechadas;
  • Coloque a geleira ou mala térmica à sombra;
  • Prefira alimentos que não se alterem com o calor (ex: pão, fruta, conservas, hortícolas, frutos gordos, fruta desidratada);
  • Prepare alimentos no próprio dia, sempre com as mãos e utensílios bem lavados.”

Notícia www.vip.pt

Impala Instagram


RELACIONADOS