Pequeno-almoço. Mitos e erros da primeira refeição do dia

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e muitas vezes acreditamos que estamos a ser saudáveis, mas nem sempre é verdade. Assim, conheça alguns mitos e erros que cometemos!

Pequeno-almoço. Mitos e erros da primeira refeição do dia

Pequeno-almoço. Mitos e erros da primeira refeição do dia

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e muitas vezes acreditamos que estamos a ser saudáveis, mas nem sempre é verdade. Assim, conheça alguns mitos e erros que cometemos!

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia. Como tal, é do senso comum que se deve cortar no açúcar, mas a verdade é que quando pensamos que estamos a ser saudáveis… às vezes não é verdade! Conheça alguns mitos e erros que, de acordo com a Hola, cometemos na hora de tomar o pequeno-almoço.

Sumos naturais

Os sumos de ‘compra’ têm imenso açúcar e, só por isso estavam excluídos. Contudo, mesmo os caseiros, com fruta fresca, não são recomendados pela quantidade de açúcar quando se espremem os pedaços. Assim, é preferível comer uma fruta inteira até porque é mais saciante. Além disso, há vitaminas e fibras que se encontram na polpa e na pele e que se perdem quando esprememos a fruta.

Leite

É importante verificar, se optar por bebidas vegetais, a quantidade de açúcar nos rótulos. Além disso, nem sempre os iogurtes/leites desnatados são preferíveis já que a gordura nos lacticínios ajuda-nos em termos de saciedade.

Salgados

Apesar de parecer sempre que o doce é a opção mais correta, é um mito! Não se esqueça que desde que o incluído seja saudável, não importa se é doce ou salgado. Assim, produtos como ovos, queijo, tomate, abacate, podem ser algumas opções mais saudáveis ​​do que, por exemplo, os cereais açucarados.

Rótulos

Como já foi referido, veja bem os açúcares contidos nos produtos mesmo que esteja escrito “diet”, “fit”, “light”.

Pão

O pão, tal como o leite, não é um alimento essencial, mas pode fazer parte de uma dieta saudável. De qualquer forma, claro que a recomendação seria quanto menos quantidade, melhor e quando consumirmos que seja 100% integral.

Taça de cereais

É habitual consumir-se leite e cereais açucarados, mas na taça podem consumir-se mais coisas e mais saudáveis: iogurte natural, bebidas lácteas ou vegetais, frutas frescas, frutas vermelhas, aveia integral, sementes, canela, granola, frutas secas…

Água com limão em jejum

Há muitas pessoas que diluem sumo de limão na água porque acreditam que tem grandes propriedades benéficas. Não é prejudicial, mas não tem efeitos curativos, nem de emagrecimento.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.

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