Nutricionista explica como creatina atua nos músculos

A creatina é um dos suplementos mais queridos e recomendados pelos profissionais de nutrição. Mas, será que ele traz mesmo tantos benefícios?

Nutricionista explica como creatina atua nos músculos

Nutricionista explica como creatina atua nos músculos

A creatina é um dos suplementos mais queridos e recomendados pelos profissionais de nutrição. Mas, será que ele traz mesmo tantos benefícios?

A resposta, para a nutricionista Dani Borges, é sim. “A creatina é um suplemento que temos hoje no mercado, que é um dos mais testados e mais estudados do mundo. Há estudos que dizem que a creatina auxilia no ganho de massa, de forma direta ou indireta porque aumenta a força e a resistência muscular”, disse. De acordo com a especialista, pelo fato de a creatina ser um dos suplementos mais estudados, foram feitas diversas análises para verificar se poderia prejudicar o funcionamento dos rins. “Foi concluído que o uso contínuo durante cinco anos não causa nenhum tipo de malefício aos rins. Inclusive, alguns obstetras autorizam o uso durante a gravidez”, explicou.

De acordo com a profissional de saúde, a creatina não retém os líquidos. “Há anos surgiu essa falácia de que a creatina ocasiona uma retenção muito grande. Na verdade, o que a creatina faz é causar um inchaço intramuscular, o inchaço dentro do músculo. O que pode acontecer é que se a pessoa não estiver a beber a quantidade de água necessária e não estiver a fazer uma dieta adequada, ela pode sentir inchaço, mas não por causa da creatina”.

Creatina pode ser tomada de duas formas

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A nutricionista Dani Borges

Segundo Dani, existem duas maneiras de se ingerir o suplemento sendo um com o período de saturação, onde se toma 5g de creatina quatro vezes por dia durante uma semana. A partir do oitavo dia, a toma passa a ser feita apenas uma vez por dia. Com isso, explica, consegue-se que tenha efeito a partir do sétimo dia. A outra forma, é tomar apenas uma vez por dia desde início o que faria com que levasse entre 14 e 20 dias para a creatina ter o efeito esperado. Esse suplemento aloja-se 95% no músculo e 5% no cérebro. Quando se atinge a saturação significa que atingiu a quantidade necessária dentro do músculo.

Por fim, Dani Borges destacou que a creatina é um suplemento de efeito acumulativo, ou seja, ela surte efeito após ser acumulada no organismo ao longo do tempo e por isso deve ser ingerida diariamente, mesmo nos dias sem treino.  “A creatina é um suplemento acumulativo, e não um pré ou pós treino e por isso, se o usar, deve usá-lo todos os dias”, finalizou.

Créditos: Divulgação / MF Press Global & iStock

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