Saiba por que nunca deverá tratar os cães como bebés

Veterinário explica por que os donos de cães nunca devem tratar os amigos de quatro patas como bebés.

Saiba por que nunca deverá tratar os cães como bebés

É comum encontrar donos de cães que tratam os animais de estimação como bebés. Mas é melhor que deixe de o fazer. Até porque estamos a falar da pior coisa que pode fazer ao seu amigo de quatro patas. Quem o defende é um veterinário. Que salienta estarmos perante o maior erro que os donos de cães podem fazer. Sendo algo que poderá originar muitos problemas a nível de comportamento.

Leia depois
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão?

Rory Cowlam, que é conhecido como Rory the Vet, salienta ser muito positivo que as pessoas tratem dos animais com muito carinho. O problema existe quando os tratam como bebés. “O conselho que dou sempre aos novos donos é que sejam pais relaxados”, começa por contar à Country Living. “Eles alimentam-se do nosso nervosismo e ansiedade”, prossegue. O veterinário dos famosos refere ainda que é uma má ideia agarrar o seu cão quando se cruza com um maior durante o passeio. “Trata-se de estar relaxado como um pai de estimação, porque muitas pessoas são realmente muito preocupadas com os seus animais de estimação e, infelizmente, isso passará para o cão”, explica.

“Muitas pessoas são realmente muito preocupadas com os seus animais de estimação e, infelizmente, isso passará para o cão”

Também Jacob Morgan, treinador da Yorkshire Canine Academy, salienta a importância de que os donos dos cães socializem os animais desde pequeninos. Desde que tenham as vacinas em dia. “Entre as 8 e 16 semanas é um período chave de desenvolvimento para o cão e, como donos, devemos mostrar-lhes todos os tipos de experiências, ambientes e pessoas que eles podem encontrar no futuro. Isso ajuda a evitar que eles se sintam ansiosos ou inseguros se forem expostos a essa situação pela primeira vez quando forem mais velhos”, salienta, em declarações citadas pelo Mirror. Por fim, um conselho. “Tente sair com seu filhote o máximo que puder durante esse período para acostumá-lo a diferentes sons, cheiros e texturas”, termina.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS