Natal – Dicas para aproveitar as festas mas sem culpa e sem exageros!

O que fazer para compensar os abusos dos dias festivos? Dra. Fernanda Marques, nutricionista da Clínica Pilares da Saúde, explica!

Natal - Dicas para aproveitar as festas mas sem culpa e sem exageros!

Dra. Fernanda Marques, nutricionista da Clínica Pilares da Saúde explica:

“Nesta época do ano além das comidas tradicionais de família ainda existem os diversos jantares de Natal. E na verdade são nesses que podemos ter mais atenção e reduzir o consumo. São muito frequentes, normalmente envolvem uma quantidade grande de álcool e menus completos com muita quantidade.

Nesses jantares escolha quais serão as “extravagâncias”, se prefere as entradas, a sobremesa ou a bebida. Não precisa escolher tudo em todos os jantares. Além disso, as refeições devem sempre garantir uma quantidade grande de verduras, por isso mantenha este padrão junto com o restante das escolhas. Precisamos de um hábito alimentar diário que nos nutra e que permitirá abrir exceções em alguma refeição.

Na noite de Natal com as preparações típicas, escolha quais delas são especiais e primordiais para si. Aproveite e deguste-as, não será um dia que irá colocar tudo a perder. Mas também garanta a verduras que ajudam a nutrir e desintoxicar pela sua grande quantidade de nutrientes e fitoquimicos. 

Leia Mais: Após pesadelo com filho, Pedro Chagas Freitas vive Natal isolado: “Não abrimos portas…” (Exclusivo)

Além disso, para reduzir os abusos nos doces, escolha em família quais serão as sobremesas deste ano, leve uma opção mais saudável. Não precisa ter tanta opção, quanto mais variedade mais queremos provar. Escolha a opção que mais gosta, equilibre o consumo. 

Nestes dias o consumo de verduras principalmente as brássicas (couves, repolho, brócolos) e alguns chás amargos ajudam o fígado a metabólicas estes excessos, por isso pode ingerir ao longo desses dias chás de alcachofra, chá verde, cardo Mariano, boldo. Manter as atividades físicas neste período também é muito importante, se não for possível treinar, faça pequenas caminhadas. Evitar os “beliscos” o dia todo. Desta forma o dia inteiro há aumento de glicose e insulina. Estipular horários para as refeições e lanches. Respeitar a sua saciedade, evite repetir quando já se sentir satisfeito e tenha atenção a mastigação.  

O Natal é um período de celebração, confraternização e memórias afetivas muito relacionadas com a comida. Embora seja importante não exagerar e não colocar a importância apenas na comida, também é fundamental permitir-se aproveitar a comida e o convívio sem se sentir culpado. Tenha um equilíbrio nas suas escolhas e aproveite o momento”.

Fotos: D.R.

Notícia www.vip.pt

Impala Instagram


RELACIONADOS