É por isto que não deve abastecer o carro assim que a pistola da bomba de gasolina dispara
Muitas pessoas enchem o depósito até ao limite para poupar dinheiro em gasolina, mas na realidade está a perder dinheiro e a correr o risco de avariar o carro.
Com o preço dos combustíveis a aumentar é comum ver pessoas que enchem literalmente o depósito dos carros. Ao ponto de a gasolina ou gasóleo transbordarem. Só que aquela que é vista como uma forma de poupança de dinheiro poderá ser na realidade um desperdício. Sem esquecer que existe a real probabilidade de vir a danificar a viatura. Quem o garante é um especialista que assegura que deverá parar de abastecer assim que a pistola da bomba de combustível dá o primeiro clique.
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O clique acontece quando o combustível está no limite máximo do tanque. É certo que ainda consegue abastecer um pouco mais, mas estará a ultrapassar a distância de segurança existente no depósito. E estará a perder dinheiro porque os tanques têm um tubo que vai da parte superior e que transporta o excesso de combustível para a parte de baixo da viatura. “Se ignorar o primeiro clique, vai estar a encher o depósito para além do limite, e esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão, por baixo do seu veículo”, explica Graham Conway, diretor-geral da Select Car Leasing.
Além de desperdiçar dinheiro, existe a possibilidade de que acabe por ter de levar o carro à oficina. É que a reserva de ar na parte superior do tanque (que serve para a circulação dos vapores do combustível) deixa de existir quando se abastece para lá do limite e isso poderá causar avarias. O vácuo no depósito “evita que a gasolina evaporada ou o gasóleo escapem quando se solta a tampa da gasolina para encher o tanque. Se estiver a forçar o excesso de gasolina ou gasóleo a entrar no depósito, isto pode levar combustível para os tubos e danificar o sistema de recuperação de vapores. Depois disso, é normal que em pouco tempo comece a ver luzes de aviso no seu painel, que provavelmente o levarão à oficina, onde vai gastar dinheiro”, conclui. Ou seja, pode vir a ter problemas no sistema de injeção, na válvula reguladora de pressão e, quando transborda, na pintura.
Dicas para um melhor abastecimento
A melhor hora para abastecer é pela manhã, com temperaturas mais baixas. Neste momento o combustível tem um menor volume pois acaba por dilatar-se com o calor. Quando abastecer não caia na tentação de premir o gatilho da pistola até ao fim. Pois um jato maior (e de maior pressão) irá dar origem a espuma e aumento de volume. O que significa que está a reduzir a capacidade do depósito.
Também não deve andar com o carro na reserva, principalmente nos carros a gasóleo. É que poderá ver a bomba de combustível desferrar. E quando isto acontece poderá sugar os resíduos existentes no fundo do tanque que acabam por ser enviados para o motor. Algo que poderá fazer com que fique entupido e danificado.
Texto: Bruno Seruca
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