Dormir com ou sem meias. Uma das opções é melhor para a sua saúde
Dorme com ou sem meias? É que alguns cientistas têm considerações a fazer sobre o assunto
Mito desfeito. O melhor mesmo é dormir com meias. Alguns cientistas vêm agora dizer esta é uma forma de melhorar a qualidade do seu sono. Mas como? Para dormir, o nosso corpo precisa que a temperatura central diminua entre 0,5ºC a 0,8ºC. Só assim o cérebro vai perceber que são horas de ir para a cama, explica à BBC Francisco Puertas, neurofisiologista e membro da Sociedade Espanhola do Sono.
Para ler depois
Pai lança recém-nascida de precipício porque queria um rapaz
Bebé foi encontrada numa zona de difícil acesso, mas foi salva pela equipa de resgate (… continue a ler aqui)
“Para isso precisamos de dilatar os vasos sanguíneos das mãos e dos pés, para aumentar a circulação nessas regiões e permitir perder calor”, explica Puertas. Mas esta opinião é partilhada por outros especialistas. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos também acredita que o uso de meias ajuda na hora de ir dormir.
Uso de meias tem “efeitos positivos na qualidade do sono”
Algumas pesquisas têm mostrado que «quanto mais vasodilatação há nas mãos e nos pés, menos tempo se leva a adormecer», escrevem no site. De acordo com um artigo publicado em abril no Journal of Physiological Anthropology, o uso de meias teve “efeitos positivos na qualidade do sono” em seis jovens que participaram num estudo sobre o assunto. O tempo que levaram a adormecer diminuiu, dormiram mais tempo e acordaram menos vezes durante a noite.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram