Conheça 5 dicas para recuperar a saúde da pele após os exageros do Natal

Excessos na alimentação, consumo mais elevado de álcool e de doces e maquilhagem no Natal deixam a pele a pedir socorro. Recupere dos prejuízos com estas dicas de especialista.

Conheça 5 dicas para recuperar a saúde da pele após os exageros do Natal

As comemorações de Natal envolvem muita comida, bebida e, ainda que em tempos de isolamento social, o uso de maquilhagem: exageros que podem provocar danos na saúde da pele. O álcool consumido em excesso e a maquilhagem, por si só, Pioram a qualidade do tecido cutâneo e aceleram o processo de envelhecimento da pele, segundo a dermatologista Cláudia Marçal.

A especialista explica que o corpo precisa de água para metabolizar o álcool. Por isso, “se não houver líquidos suficientes, o organismo procura-os nos tecidos periféricos”. “A perda de água afeta a pele”, detalha. “Torna-a menos viçosa, mais ressequida e podendo levar à descamação.” O álcool também estimula a produção de radicais livres que danificam a estrutura celular, provocando o envelhecimento precoce e a flacidez dos tecidos dérmicos.

5 conselhos para repor a saúde da pele

Cláudia Marçal
Hidratação, cremes com ação anti-inflamatória, compressas de camomila e alimentação adequada são quatro dos conselhos da dermatologista Cláudia Marçal

A hidratação é essencia

Segundo Cláudia Marçal, a regra de ouro é manter o corpo hidratado, por dentro e por fora. “Quando consumimos álcool, devemos ingerir muita água”aconselha. No corpo, o ideal é apostar em hidratantes de texturas adequadas, com ingredientes como Hyaxel e DSH CN, que mantêm a humidade da tez.

Remover a maquilhagem

Retirar a maquilhagem antes de dormir evita a acumulação de oleosidade e de resíduos, o que contribui para uma pele mais suave, viçosa e com melhor aparência. Nos períodos de recuperação, é preferível, no entanto, “trocar a base por hidratantes com cor” ou “cosméticos multifuncionais, como os BB ou os DD creams, porque, além de uniformizar e corrigirem a pele, estes produtos também vão manter o tecido saudável ao longo do dia”.

 

Produtos para cada tipo de pele

A limpeza da pele não chega. Use cremes hidratantes com ação anti-inflamatória e antioxidante no rosto. “O ideal é usar produtos com ativos como vitamina C, Alistin, vitamina E, Arct-Alg, resveratrol, picnogenol, luteína, ácido hialurónico e ómegas 3 e 6”, propõe Cláudia Marçal. Para peles oleosas, produtos oil control em forma de séruns, loções e gel são boas opções. Peles mais secas pedem hidratantes nutritivos ricos em lipídeos e com capacidade de reter a água na pele. “Além disso, as máscaras de hidratação também podem ser usadas para revigorar a pele com aspecto cansado”.

Compressas ‘milagrosas’

Compressas de chá de camomila gelado usadas durante não mais de dez minutos podem fazer milagres em casos de olhos inchados. “Isto vai promover vasocontrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória”, explica a médica. Outra forma de diminuir inchaço e olheiras é usar cosméticos à base de vitamina K, cafeína e extratos de castanha da Índia, que estimulam a drenagem dos vasos e diminuem o inchaço e a inflamação, além do uso da Vitamina C antioxidante. “Uma boa dica é deixar os cremes no frigorífico. Com a temperatura fria, refrescam e descongestionam os olhos”, propõe.

Alimentação adequada

Consumir alimentos leves é também uma boa dica para recuperar de eventuais prejuízos. Os benefícios de uma alimentação adequada “não se aplicam apenas à pele, mas a todo organismo”. “Alimentos de fácil digestão fazem com que o corpo elimine o álcool e as toxinas com maior rapidez”, explica. “Por isso, inclua mais vegetais e frutas na alimentação, especialmente em alturas pós-festa.”

Leia mais notícias úteis para si aqui

Impala Instagram


RELACIONADOS