Built to Suit: como funciona a construção personalizada de um imóvel

Para acompanhar a procura do mercado imobiliário, cresceu o número de contratações para a construção de imóveis na modalidade Built to Suit, que conferem diversas liberdades contratuais e provaram ter interessantes vantagens económicas.

Built to Suit: como funciona a construção personalizada de um imóvel

A nova modalidade de construção civil, chamada Built to Suit (construção sob encomenda, em tradução livre), está ganhando espaço no mercado. O setor imobiliário do vem experimentando um crescimento acelerado nos últimos anos, e isso faz com que novos investimentos sejam feitos na área e, por consequência, novas formas de construção e de contratos sejam implementados para atender a todos os tipos de demanda.

O que é o Built to Suit

O Built to Suit é uma modalidade de contrato de construção civil que se originou nos Estados Unidos, e consiste em construir um imóvel, normalmente em prazos mais curtos, para atender aos interesses técnicos e arquitetônicos de um locatário em específico. Ou seja, a modalidade foca em construir um imóvel sob medida para um determinado cliente, ao invés de um projeto genérico que, depois de finalizado, vai ser vendido ou alugado.

Mas como funciona esse tipo de construção?

O contrato Built to Suit, de forma simples, é uma operação financeiro-imobiliária, onde o locador projeta, orça e constrói um imóvel com todas as exigências técnicas escolhidas pelo locatário.

Já a função do locatário é garantir um contrato de longo prazo com o locador para remunerar, ao longo do tempo, os custos de operação e construção do imóvel, além do próprio aluguel do dito espaço.

Quais as vantagens da modalidade Built to Suit

O Built to Suit apresenta diversos benefícios, tanto para o locador quanto para o locatário. O proprietário consegue rentabilizar, em longo prazo, o imóvel. Já a empresa que aluga aquele edifício consegue diminuir os custos de imóvel, além de garantir uma sede adequada para suas atividades e maximizar sua rentabilidade ao longo do tempo.

Ao fazer o planejamento para a construção do imóvel, por parte do locador, devem ser levados em conta todos os custos, como material de construção, terreno e valorização do local. Muitos optam pelo financiamento imobiliário para garantir que não haja imprevistos, como falta de verba, que podem atrasar a construção e entrega do imóvel.

Outra vantagem do contrato Built to Suit é a baixa rotatividade de locatários, o que garante que não haja vacância do imóvel, já que seria considerado uma quebra de contrato, com altas multas. Muitos dos contratos são firmados com prazos superiores a 10 anos; levando em consideração a valorização da região, a rentabilidade do projeto se torna alta ao longo do tempo.

Impala Instagram


RELACIONADOS