Aprenda a emagrecer com a Medicina Tradicional Chinesa
Use a Medicina Tradicional Chinesa para tornar a perda de peso mais fácil
Com o aproximar do Verão as preocupações com as dietas e o exercício aumentam e a maioria das pessoas recorre a dietas rápidas prejudiciais para a saúde, muitas vezes com recurso a medicamentos. Além de estarem a prejudicar o corpo, o equilíbrio e a energia do organismo são postos em causa, envolvendo um efeito de ansiedade que contribui para a dificuldade em perder peso. Hélder Flor, terapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), propõe alternativas e sugere alguns alimentos que podem ajudar, alertando, naturalmente, para que o regime seja seguido o ano inteiro.
“A maioria das dietas acaba por ser uma lista do que não comer e o efeito psicológico que isso tem é extremamente negativo para qualquer processo. É muito importante que se tenha em atenção que na MTC não prescrevemos uma fórmula única de emagrecimento porque trabalhamos sempre holisticamente e para cada caso. Apesar de o melhor momento para perder peso ser em setembro, podemos indicar alguns cuidados que vão ajudar, mas a perda de peso nunca deve ser o objetivo, mas sim um efeito colateral que surja naturalmente com a mudança de alguns hábitos”, começa por explicar.
A dieta formulada pela MTC adequa a alimentação à constituição, atura do ano e à saúde da pessoa, mas há princípios de tonificação do baço (principal órgão responsável pela retenção e acumulação de gorduras) que podem ser seguidos por praticamente todas as pessoas, sem o recurso a fármacos e métodos invasivos, como indica o terapeuta das Clínicas Hélder Flor.
“Através da Medicina Tradicional Chinesa, mais especificamente da acupunctura em conjunto com a fitoterapia (utilização de plantas medicinais), os pacientes vão conseguir construir e conservar energia para que o organismo funcione de forma correta, e ao mesmo tempo combater os principais fatores que levam o nosso corpo a armazenar gorduras: níveis elevados de ansiedade e privação de sono”, comenta o especialista. A dieta, através de uma abordagem com a Medicina Tradicional Chinesa, vai tornar a perda de peso mais fácil, sem ser necessário recorrer a excessos. Quando o paciente consegue conservar mais energia, o desejo de comer compulsivamente irá, também, naturalmente diminui.
Percorra a galeria e veja alguns conselhos para tornar a perda de peso mais fácil, de acordo com a MTC.
Siga a Impala no Instagram